Usa Flag / English Version Bandeira do Brasil / Versão em Português
CURRENT MOON
Lua atual
Mons La HIRE e o diferenciado Monte Piramidal
(créditos: Vaz Tolentino e NASA.)

Informações sobre a Foto

Mons La HIRE e o diferenciado Monte Piramidal

(créditos: Vaz Tolentino e NASA.)

ImagemLua cheia apresentando a abrangência da foto enfocando o Mons La HIRE e o pequeno monte piramidal entre as crateras LAMBERT e TIMOCHARIS - VTOL.

Mons LA HIRE:  uma montanha isolada no Mare IMBRIUM, como uma ilha

Mons LA HIRE é uma diferenciada formação que se caracteriza como uma montanha isolada e brilhante, que se destaca nas lavas escuras do Mare IMBRIUM, como se fosse um uma ilha. , localizada a noroeste da Cratera LAMBERT (cerca de 85 Km desta) e a nordeste da Cratera EULER (cerca de 140 Km desta).

Mons LA HIRE possui superfície com alta taxa de albedo (reflexão de luz), e apresenta comprimento máximo de 22.9 Km em sua base e largura máxima em torno de 12,8 Km também em sua base. Seu pico mais alto eleva-se a aproximadamente 1,8 Km acima da superfície de lavas circundante. As coordenadas selenográficas desta formação são LAT: 27,8° N, LON: 25,5° W. Calcula-se que Mons LA HIRE seja do período geológico lunar Eratostheniano (de 3,2 bilhões até 1,1 bilhão de anos atrás).

Imagens feitas pelos tripulantes da Missão APOLLO 15 e também pelas câmeras da sonda lunar americana LRO (Lunar Reconnaissance Orbiter), mostram que Mons LA HIRE hospeda três pequenas crateras em sua superfície.

O nome dessa interessante formação foi definido em homenagem a Philippe de La Hire (1640 - 1718), que foi um matemático e astrônomo francês.

ImagensMons La HIRE fotografado pelas câmeras da sonda lunar americana LRO (Lunar Reconnaissance Orbiter) da NASA em voo orbital (no detalhe: foto VTOL).

ComposiçãoAs medidas de base e altitude do Mons La HIRE, obtidas via ferramenta LRO QuickMap da NASA.

ComposiçãoOs perfis altimétricos NW - SE e N - S do Mons La HIRE, obtidos via ferramenta LRO QuickMap da NASA.

Pequeno Monte Piramidal brilhante e isolado nas lavas escuras do Mare IMBRIUM, localizado entre as Crateras LAMBERT e TIMOCHARIS.

Pequeno monte brilhante, isolado e piramidal, localizado entre as Crateras LAMBERT e TIMOCHARIS.

Existe um pequeno monte isolado como se fosse um destacado rochedo, aflorando das lavas basálticas escuras do grande Mare IMBRIUM. Esse pequeno monte, que não possui nominação definida pela International Astronomical Union (IAU), apresenta forma piramidal e superfície muito brilhante (alto albedo ou taxa de reflexão de luz). Essa interessante formação está localizado nas coordenadas selenográficas LAT: 26,5o N, LON: 18,5o W, entre as crateras LAMBERT (diâmetro: 30 Km, profundidade: 2,6 Km)  e TIMOCHARIS (diâmetro: 33 Km, profundidade: 3 Km), 

De acordo com as medições da altimetria do LRO QuickMap da NASA, esse curioso monte possui altitude em torno de 1.18 Km em relação à superfície de lavas circundante. Essa formação montanhosa possui em sua base, comprimento em torno de 10 Km e largura máxima de 6 Km.

Existe a possibilidade de que a sequência desenhada por quatro formações isoladas presentes no interior do Mare IMBRIUM (Mons La HIRE, o pequeno monte piramidal enfocado aqui, duas pequenas montanhas juntas posicionadas à oeste da Cratera ARCHIMEDES (diâmetro: 81 Km, profundidade: 1,6 Km) e a cordilheiras dos Montes SPITZBERGEN), sejam pedaços remanescentes de um grande anel interno da enorme Bacia IMBRIUM, que posteriormente foi inundada por lava basáltica que escaparam do interior da Lua através de rachaduras na crosta, presentes no fundo da bacia, que foram causadas pelo impacto colossal que criou a grande bacia IMBRIUM (veja imagem mais abaixo - penúltima foto).

ImagemO pequeno, destacado e brilhante monte piramidal, sem nominação, fotografado em voo orbital pela sonda lunar robótica americana LRO (Lunar Reconnaissance Orbiter) da NASA (no detalhe: VTOL).

ComposiçãoAs medidas de base e altitude do pequeno Monte Piramidal, obtidas via ferramenta LRO QuickMap da NASA.

ComposiçãoOs perfis altimétricos N - S e W - E do pequeno Monte Piramidal, obtidos via ferramenta LRO QuickMap da NASA.

ImagemA linha amarela apresenta a sequência de quatro formações isoladas presentes no interior do Mare IMBRIUM (Mons La HIRE, o pequeno Monte Piramidal enfocado aqui, duas pequenas montanhas juntas posicionadas à oeste da Cratera ARCHIMEDES e a cordilheiras dos Montes SPITZBERGEN) que, provavelmente, sejam trechos remanescentes de um grande anel interno da enorme Bacia IMBRIUM. Foto executada por VTOL com apenas 1 frame em 17‎ de ‎abril‎ de ‎2016, ‏‎21:49:06 (00:49:06 UT).

Foto executada com apenas 1 frame em ‎23‎ de ‎junho‎ de ‎2018, ‏‎19:33:36 (22:33:36 UT).

Foto executada com apenas 1 frame em 0‎2‎ de ‎novembro‎ de ‎2014, ‏‎23:34:55 (02:34:55 UT).

So2

Blog "Sky and Observers" - dezembro ...
Blog "Sky and Observers" - dezembro / 2018.
Olá pessoal, Neste mês (dezembro / 2018) estão publicados no Blog "Sky and Observers" os seguintes assuntos: O Almanaque Astronômico Brasileiro de 2019! ... Leia mais

Olá pessoal, Neste mês (dezembro / 2018) estão publicados no Blog "Sky ... Leia mais
04/12/2018
So

Almanaque Astronômico - 2019 >> ...
Almanaque Astronômico - 2019 >> Sky & Observers.
Caros(as) amigos(as)! Como ocorre todos os anos nesta data em que comemoramos o Dia da Astronomia no Brasil, informo que já está disponível para download o "Almanaque Astronômico - 2019". O ... Leia mais

Caros(as) amigos(as)! Como ocorre todos os anos nesta data em que comemoramos o Dia da ... Leia mais
02/12/2018
Bo

Boletim Observe! - dezembro de ...
Boletim Observe! - dezembro de 2018.
Nobres colegas: O Boletim Observe! do mês de dezembro de 2018 está disponível no endereço eletrônico mencionado a seguir: http://www.geocities.ws/costeira1/neoa/observe.pdf Leia a edição atual do ... Leia mais

Nobres colegas: O Boletim Observe! do mês de dezembro de 2018 está disponível ... Leia mais
02/12/2018
Aster%c3%b3ide_93_minerva

Oposição do Asteroide (93) ...
Oposição do Asteroide (93) Minerva - Blog Sky & Observers;
Caros(as) amigos(as)! Asteroide (93) Minerva em 2018! Um grande e fraterno abraço, Antônio Campos "Aquele que não comunica aos outros o que conhece perece com a murta do deserto, cujo perfume se perde para ... Leia mais

Caros(as) amigos(as)! Asteroide (93) Minerva em 2018! Um grande e fraterno abraço, ... Leia mais
24/09/2018