Usa Flag / English Version Bandeira do Brasil / Versão em Português
CURRENT MOON
Lua atual
DORSA SMIRNOV - crista de Lava endurecida.
(créditos: Vaz Tolentino.)

Informações sobre a Foto

DORSA SMIRNOV - crista de Lava endurecida.

(créditos: Vaz Tolentino.)

Cristas de Lavas endurecidas:

Do latim dorsum (plural, dorsa), são estrias rugosas, sinuosas e contínuas (podem estender-se por centenas de quilômetros), também definidas como cristas de enrugamento, saliências, ondulações de lava basáltica solidificada ou espinhaços protuberantes de lava endurecida, que existem por sobre a superfície plana dos mares lunares.

Cristas rugosas são formações como se fossem veias salientes que serpenteiam a pele. Tais formações tem perfil transversal arredondado de semicírculo com baixa altitude (de apenas algumas poucas dezenas até uma centena de metros) e foram criadas por lavas que resfriaram e se contraíram.

Os mares de lava parecem simplesmente lisos e planos, mas quando a luz incide de forma obliqua (com o Sol nascendo ou se pondo na região, ou seja, próximo do terminadouro), longas cristas se tornam visíveis.

Dorsa são falhas definidas como protuberâncias ou rugas de perfil baixo, formadas quando os mares de lava solidificaram nas bacias, forçando partes externas a se contrair, fraturar e deslizar ao longo da superfície.

FotoParalelo à margem leste do Mare SERENITATIS, orientado no sentido Norte - Sul, existe um destacado sistema de estrias rugosas, sinuosas e contínuas, constituído por cristas protuberantes de lava basáltica endurecida. Esse sistema é conhecido como DORSA SMIRNOV e tem 222 Km de extensão (coordenadas selenográficas: LAT: 27° 18′ 0″ N, LON: 25° 18′ 0″ E). Junto à orla leste do Mare SERENITATIS também existe a Dorsa ALDROVANDI, com 127 Km de extensão. A proeminente cratera de piso fraturado localizada a nordeste de DORSA SMIRNOV é POSIDONIUS, com 101 Km de diâmetro. Foto executada por VTOL em 11‎ de ‎abril‎ de ‎2012, ‏‎03:00:30 (06:00:30 UT).

Apollo_11_landing_s%e2%81%abite

Reveja a bela imagem do local de ...
Reveja a bela imagem do local de alunissagem da missão APOLLO 11, feita pela sonda lunar americana LRO.
A Câmera da sonda lunar robótica americana Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO) tirou seu melhor visual do local de pouso da APOLLO 11 na Lua. A imagem, que foi lançada em 7 de março de 2012, mostra até mesmo os ... Leia mais

A Câmera da sonda lunar robótica americana Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO) tirou ... Leia mais
16/02/2019
Opportunity

Opportunity está inoperante após ...
Opportunity está inoperante após 15 anos de atuação recorde em Marte.
Opportunity, o veículo explorador robótico ("rover") da NASA, que pousou em Marte em 25 de janeiro de 2014, está inoperante após 15 anos de atuação recorde no planeta vermelho. Uma das grandes ... Leia mais

Opportunity, o veículo explorador robótico ("rover") da NASA, que pousou em ... Leia mais
13/02/2019
So2

O asteroide (48) Doris em 2019 - ...
O asteroide (48) Doris em 2019 - Blog Sky & Observers!
Caros(as) amigos(as)! O asteroide (48) Doris em 2019! O asteroide (48) Doris em 2019! Um grande e fraterno abraço, Antônio Campos arcampos_0911@yahoo.com.br Visite: http://sky-observers.blogspot.com.br/ ... Leia mais

Caros(as) amigos(as)! O asteroide (48) Doris em 2019! O asteroide (48) Doris em ... Leia mais
03/02/2019