Usa Flag / English Version Bandeira do Brasil / Versão em Português
CURRENT MOON
Lua atual
DOME MILICHIUS (Milichius Pi) em 23‎ de ‎junho‎ de ‎2018.
(créditos: Vaz Tolentino e NASA.)

Informações sobre a Foto

DOME MILICHIUS (Milichius Pi) em 23‎ de ‎junho‎ de ‎2018.

(créditos: Vaz Tolentino e NASA.)

Uma região com muitos domos vulcânicos, com destaque para o Domo MILICHIUS (Milichius PI):

 
DOME MILICHIUS (Milichius Pi):
 
Dome MILICHIUS é um Domo vulcâmico com base circular e formato hemisférico, que apresenta uma cavidade (caldeira) em seu topo, localizado de forma isolada nas lavas escuras da margem leste do Oceanus PROCELLARUM, nas coordenadas selenográficas LAT: N 10.087° e LON: W 31.250°. Dome MILICHIUS apresenta 10 Km de diâmetro na base e 260 m de altitude em relação às lavas escuras circundantes.
 
 
Os domos ou cúpulas lunares são pequenos montes ou escudos vulcânicos, muitas vezes com cavidades em seus topos, encontradas principalmente nos mares escuros de lava basáltica. Os domos vulcânicos possuem baixa altitude, quando comparados com os diâmetros de suas bases, ou seja, os declives de suas encostas são leves e atingem somente e aproximadamente, entre 1° e 3°. Os domos vulcânicos lunares têm tipicamente entre 5 Km e 20 km de diâmetro em suas bases, embora os enormes domos (megadomes), que existem em menor número, alcancem até 70 km de largura em suas bases. 
 
O que são Domos Vulcânicos?
 
Como já dissemos, normalmente, um domo vulcânico é um pequeno monte de lava arredondado (domo hemisférico) criado por ação de erupções, com cerca de 5 a 20 Km de diâmetro na base e altitude de apenas algumas centenas de metros, com encostas pouco íngremes. Alguns apresentam uma minúscula cavidade em seu topo, que marca o local por onde a lava emergiu (vulcanismo extrusivo) para formar a cúpula de lavas.
 
Na grande maioria das vezes os domos são encontrados nas superfícies dos mares de lavas escuras e tem seus corpos escuros (baixo albedo). Domos ou cúpulas são estruturas geralmente difíceis de observar devido às suas baixas altitudes. Logo, essas formações são detectadas e observáveis apenas quando estão próximos do terminadouro (ou terminator em inglês – divisão entre as partes escura e iluminada da Lua, ou seja, a divisão entre o dia e a noite), onde a incidência de luz em baixo ângulo enfatiza suas presenças.
 
Os domos foram vulcões ativos no passado lunar. Domos, cúpulas ou escudos vulcânicos são o resultado do movimento de erupção de magma até o exterior da crosta lunar, ocorrendo através de aberturas caracterizadas como respiradouros ou chaminés (vulcanismo extrusivo). Após a erupção as lavas sofrem resfriamento relativamente lento e finalmente solidificam.
 
Apesar dos domos serem comumente interpretados como tendo sido formados pela erupção do magma através respiradouro central, existem certos tipos de domos lunares que possuem o corpo da cúpula muitíssimo baixa, sugerindo que eles foram formados por intrusão subterrânea de volumes de magma pressurizado, conhecidos como diques, e não por erupção de lava. Nessa situação, ocorre a invasão de magma pressurizado entre as camadas de rocha, promovendo o encurvamento para cima da camada superior, criando assim, um perfil de domo ou cúpula na superfície.
 
Foto executada com apenas 1 frame em 23‎ de ‎junho‎ de ‎2018, ‏‎19:50:24 (22:50:24 UT).
Bo

O Boletim Observe! do mês de ...
O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024.
Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024 está disponível no endereço eletrônico mencionado a seguir: http://www.geocities.ws/costeira1/neoa/observe.pdf Leia a edição ... Leia mais

Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024 está ... Leia mais
05/01/2024
Tv

Eclipse Solar 14/10/2023 - Marcelo ...
Eclipse Solar 14/10/2023 - Marcelo Tavares / BH
Seguem as fotos tiradas do Eclipse Solar de 14/10/2023. Infelizmente não foi possível fotografar o final do evento devido o surgimento de nuvens espessas. Foi utilizado um telescópio Celestron Astromaster LT 80 AZ e filtro ... Leia mais

Seguem as fotos tiradas do Eclipse Solar de 14/10/2023. Infelizmente não foi ... Leia mais
15/10/2023
Jm

Eclipse Solar 14/10:2023 - João ...
Eclipse Solar 14/10:2023 - João Marcos / BH
Imagens obtidas em expedição na cidade de Juazeiro do Norte / CE.

Imagens obtidas em expedição na cidade de Juazeiro do Norte / CE.
15/10/2023