Informações sobre a Foto
Cartografia Lunar - O ponto central da face visível da Lua.
CARTOGRAFIA LUNAR – COORDENADAS SELENOGRÁFICAS
Para se definir com precisão a localização de uma determinada formação na superfície lunar, foram criadas as coordenadas selenográficas. Tais coordenadas são expressas em latitude e longitude, como acontece na Terra com as coordenadas geodésicas. O padrão atual do mapeamento lunar, através do uso de coordenadas, foi adotado pela International Astronomical Union - IAU.
Para o mapeamento da Lua toma-se como base a linha do equador lunar, com seus paralelos, além de um meridiano central ou principal, com seus meridianos secundários. Com isso, as latitudes (0o a 90o Norte e 0o a 90o Sul) e as longitudes (0o a 180o Leste e 0o a 180o Oeste) são aplicadas para localizar pontos da superfície do globo lunar.
O ponto central do disco da face visível da Lua possui latitude selenográfica 0o e longitude selenográfica 0o. É neste ponto que a linha do equador cruza com o meridiano principal, exatamente no centro do disco lunar da face visível da Lua. Nessa região da superfície lunar, encontra-se uma pequena baía de lavas escuras, conhecida como Sinus MEDII. A partir deste ponto da superfície lunar, um astronauta veria a Terra sempre diretamente acima de sua cabeça, apesar de uma ligeira variação de posição, devido ao movimento de libração da Lua.
Foto executada com apenas 1 frame em 01 de maio de 2013, 03:04:54 (06:04:54 UT).