Usa Flag / English Version Bandeira do Brasil / Versão em Português
CURRENT MOON
Lua atual
VASCO DA GAMA: cratera do grande explorador PORTUGUÊS.
(créditos: Vaz Tolentino.)

Informações sobre a Foto

VASCO DA GAMA: cratera do grande explorador PORTUGUÊS.

(créditos: Vaz Tolentino.)

Série de selenofotografias intitulada "Crateras Portuguesas":

Primeira selenofotografia da série: Cratera ACOSTA - Cristóvão da Costa (1515 - 1594) - médico e naturalista português.

http://vaztolentino.com.br/imagens/7483-ACOSTA-a-cratera-que-homenageia-um-medico-PORTUGUeS

Segunda selenofotografia da série: Cratera NONIUS - Pedro Nuñez Salaciense ou Pedro Nunes (latin: Petrus Nonius, 1502  – 1578) - matemático, cosmógrafo e professor português.

http://vaztolentino.com.br/imagens/7484-NONIUS-a-cratera-de-um-matematico-e-professor-PORTUGUeS

Terceira selenofotografia da série: Cratera VASCO DA GAMA - Dom Vasco da Gama (1460 - 1524) - grande explorador e navegador português.

 

Sobre o explorador português Vasco da Gama:

Dom Vasco da Gama (1460 - 1524) foi um grande explorador português, um dos mais bem sucedidos na era europeia das descobertas. Vasco da Gama foi comandante dos primeiros navios que navegaram diretamente da Europa para a Índia.

Mais do que qualquer outro personagem se sua época, após Henrique o Navegador (Infante Dom Henrique de Avis, 1.º duque de Viseu e 1.º senhor da Covilhã, 1394 – 1460), Vasco da Gama foi responsável pelo sucesso de Portugal como uma das primeiras potências de colonização e também colocou Portugal em uma posição de destaque no comércio do Oceano Índico.

Dom Vasco da Gama, 1º Conde da Vidigueira, foi o primeiro europeu a chegar à Índia por via marítima. Sua pioneira viagem à Índia (1497-1499) ficou marcada como a primeira rota a ligar a Europa à Ásia por via oceânica, conectando o ocidente ao oriente.

Em 1935 a Internatiomal Astronomical Union (IAU) imortalizou a memória do grande explorador português e 1º Conde da Vidigueira Dom Vasco da Gama, nominando a grande cratera VASCO DA GAMA em sua homenagem. VASCO DA GAMA também possui 8 crateras satélites (Vasco da Gama A, B, C...).

Cratera VASCO DA GAMA:

VASCO DA GAMA (diâmetro: 83 Km, profundidade: 2,78 Km) é uma grande e desgastada cratera de impacto de morfologia complexa, com aro erodido por impactos posteriores e paredes internas estruturadas em terraços. Seu amplo piso interno é relativamente plano e rugoso, apresentando as cavidades de alguns impactos e também uma montanha central. Imagens da sonda lunar robótica Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO) da NASA, revelam que o piso interno de VASCO DA GAMA está marcado por um sistema de canais (piso fraturado). A cratera VASCO DA GAMA está localizada próxima do limbo oeste lunar, na região da zona de librações, nas coordenadas selenográficas LAT: 13° 46′ 48″ N, LON: 83° 56′ 24″ W.

Por causa de seu posicionamento próximo do limbo lunar oeste, a cratera VASCO DA GAMA é de difícil observação com detalhamento satisfatório. A borda sul de VASCO DA GAMA hospeda a pequena cratera Vasco da Gama T (diâmetro: 20 Km), a borda sudeste hospeda a cratera Vasco da Gama S (diâmetro: 30 Km) e a borda norte hospeda a cratera Vasco da Gama B (diâmetro: 25 Km). Ao sul da cratera VASCO DA GAMA, existe um sistema de canais com cerca de 60 Km de extensão, comhecido como Rimae Vasco da Gama.

Composição: A gravura do explorador Vasco da Gama e a Lua cheia apresentando a abrangência da foto enfocando sua cratera.

Composição: A cratera VASCO DA GAMA fotografada em voo orbital pela sonda lunar robótica LRO da NASA.

Imagem: O perfil altimétrico W - E da grande cratera VASCO DA GAMA - LRO QuickMap. Note que, apesar de fontes oficiais indicarem que VASCO DA GAMA apresenta 2,78 Km de profundidade, o resultado do perfil altimétrico do LRO QuickMAp mostra uma profundidade máxima de 4.392 m.

Imagem: A cratera VASCO DA GAMA  em close, numa outra foto da sonda lunar robótica LRO - NASA.

Foto executada com apenas 1 frame em 13‎ de ‎maio‎ de ‎2014, ‏‎23:01:16 (02:01:16 UT).

Bo!

Boletim Observe! do mês de ...
Boletim Observe! do mês de setembro de 2021
Nobres colegas. O Boletim Observe! do mês de setembro de 2021 está disponível no endereço eletrônico mencionado a seguir: http://www.geocities.ws/costeira1/neoa/observe.pdf Leia a edição atual do ... Leia mais

Nobres colegas. O Boletim Observe! do mês de setembro de 2021 está disponível ... Leia mais
27/08/2021
Campinorte

UFRJ guarda em seu acervo os três ...
UFRJ guarda em seu acervo os três maiores meteoritos do Brasil.
O meteorito Campinorte, descoberto semienterrado perto de um lago, por um fazendeiro em 1992 na região rural de Campinorte, norte de Goiás, tem forma de uma pera com massa pesando aproximadamente 2 toneladas e dimensões com 75 ... Leia mais

O meteorito Campinorte, descoberto semienterrado perto de um lago, por um fazendeiro em 1992 na ... Leia mais
14/08/2021
S_o1

Blog "Sky and Observers" - agosto / ...
Blog "Sky and Observers" - agosto / 2021.
Neste mês (agosto / 2021) estão publicados no Blog "Sky and Observers", os seguintes assuntos: Colunas: Largue o cel e olhe para o céu #23 - Nebulosa Trífida 30 anos sem Jean Nicolini. Nota: Um ... Leia mais

Neste mês (agosto / 2021) estão publicados no Blog "Sky and Observers", os ... Leia mais
06/08/2021
Bo!

Boletim Observe! do mês de agosto ...
Boletim Observe! do mês de agosto de 2021.
Nobres colegas. O Boletim Observe! do mês de agosto de 2021 está disponível no endereço eletrônico mencionado a seguir: http://www.geocities.ws/costeira1/neoa/observe.pdf Leia a edição atual ... Leia mais

Nobres colegas. O Boletim Observe! do mês de agosto de 2021 está ... Leia mais
27/07/2021