Usa Flag / English Version Bandeira do Brasil / Versão em Português
CURRENT MOON
Lua atual
VASCO DA GAMA: cratera do grande explorador PORTUGUÊS.
(créditos: Vaz Tolentino.)

Informações sobre a Foto

VASCO DA GAMA: cratera do grande explorador PORTUGUÊS.

(créditos: Vaz Tolentino.)

Série de selenofotografias intitulada "Crateras Portuguesas":

Primeira selenofotografia da série: Cratera ACOSTA - Cristóvão da Costa (1515 - 1594) - médico e naturalista português.

http://vaztolentino.com.br/imagens/7483-ACOSTA-a-cratera-que-homenageia-um-medico-PORTUGUeS

Segunda selenofotografia da série: Cratera NONIUS - Pedro Nuñez Salaciense ou Pedro Nunes (latin: Petrus Nonius, 1502  – 1578) - matemático, cosmógrafo e professor português.

http://vaztolentino.com.br/imagens/7484-NONIUS-a-cratera-de-um-matematico-e-professor-PORTUGUeS

Terceira selenofotografia da série: Cratera VASCO DA GAMA - Dom Vasco da Gama (1460 - 1524) - grande explorador e navegador português.

 

Sobre o explorador português Vasco da Gama:

Dom Vasco da Gama (1460 - 1524) foi um grande explorador português, um dos mais bem sucedidos na era europeia das descobertas. Vasco da Gama foi comandante dos primeiros navios que navegaram diretamente da Europa para a Índia.

Mais do que qualquer outro personagem se sua época, após Henrique o Navegador (Infante Dom Henrique de Avis, 1.º duque de Viseu e 1.º senhor da Covilhã, 1394 – 1460), Vasco da Gama foi responsável pelo sucesso de Portugal como uma das primeiras potências de colonização e também colocou Portugal em uma posição de destaque no comércio do Oceano Índico.

Dom Vasco da Gama, 1º Conde da Vidigueira, foi o primeiro europeu a chegar à Índia por via marítima. Sua pioneira viagem à Índia (1497-1499) ficou marcada como a primeira rota a ligar a Europa à Ásia por via oceânica, conectando o ocidente ao oriente.

Em 1935 a Internatiomal Astronomical Union (IAU) imortalizou a memória do grande explorador português e 1º Conde da Vidigueira Dom Vasco da Gama, nominando a grande cratera VASCO DA GAMA em sua homenagem. VASCO DA GAMA também possui 8 crateras satélites (Vasco da Gama A, B, C...).

Cratera VASCO DA GAMA:

VASCO DA GAMA (diâmetro: 83 Km, profundidade: 2,78 Km) é uma grande e desgastada cratera de impacto de morfologia complexa, com aro erodido por impactos posteriores e paredes internas estruturadas em terraços. Seu amplo piso interno é relativamente plano e rugoso, apresentando as cavidades de alguns impactos e também uma montanha central. Imagens da sonda lunar robótica Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO) da NASA, revelam que o piso interno de VASCO DA GAMA está marcado por um sistema de canais (piso fraturado). A cratera VASCO DA GAMA está localizada próxima do limbo oeste lunar, na região da zona de librações, nas coordenadas selenográficas LAT: 13° 46′ 48″ N, LON: 83° 56′ 24″ W.

Por causa de seu posicionamento próximo do limbo lunar oeste, a cratera VASCO DA GAMA é de difícil observação com detalhamento satisfatório. A borda sul de VASCO DA GAMA hospeda a pequena cratera Vasco da Gama T (diâmetro: 20 Km), a borda sudeste hospeda a cratera Vasco da Gama S (diâmetro: 30 Km) e a borda norte hospeda a cratera Vasco da Gama B (diâmetro: 25 Km). Ao sul da cratera VASCO DA GAMA, existe um sistema de canais com cerca de 60 Km de extensão, comhecido como Rimae Vasco da Gama.

Composição: A gravura do explorador Vasco da Gama e a Lua cheia apresentando a abrangência da foto enfocando sua cratera.

Composição: A cratera VASCO DA GAMA fotografada em voo orbital pela sonda lunar robótica LRO da NASA.

Imagem: O perfil altimétrico W - E da grande cratera VASCO DA GAMA - LRO QuickMap. Note que, apesar de fontes oficiais indicarem que VASCO DA GAMA apresenta 2,78 Km de profundidade, o resultado do perfil altimétrico do LRO QuickMAp mostra uma profundidade máxima de 4.392 m.

Imagem: A cratera VASCO DA GAMA  em close, numa outra foto da sonda lunar robótica LRO - NASA.

Foto executada com apenas 1 frame em 13‎ de ‎maio‎ de ‎2014, ‏‎23:01:16 (02:01:16 UT).

Explos%c3%a3o_meteoro

NASA detecta intensa explosão de ...
NASA detecta intensa explosão de meteorito na atmosfera da Terra.
NASA detecta intensa explosão de meteorito na atmosfera da Terra. (Enviado por Haroldo Porto - Macaé / RJ - Geógrafo - Especialista em Georreferenciamento de Imóveis Rurais). Este caso é o segundo mais forte em ... Leia mais

NASA detecta intensa explosão de meteorito na atmosfera da Terra. (Enviado por Haroldo ... Leia mais
20/03/2019
So2

Blog "Sky and Observers" - março / ...
Blog "Sky and Observers" - março / 2019.
Olá pessoal! Neste mês (março/2019) estão publicados no Blog "Sky and Observers" os seguintes assuntos: Ocultação: A ocultação de Saturno pela Lua em 29 de março 2019 ... Leia mais

Olá pessoal! Neste mês (março/2019) estão publicados no Blog ... Leia mais
05/03/2019
Bo

Boletim Observe! do mês de março ...
Boletim Observe! do mês de março de 2019.
Nobres colegas: O Boletim Observe! do mês de março de 2019 está disponível no endereço eletrônico mencionado a seguir: http://www.geocities.ws/costeira1/neoa/observe.pdf Leia a edição ... Leia mais

Nobres colegas: O Boletim Observe! do mês de março de 2019 está ... Leia mais
05/03/2019
Apollo_11_landing_s%e2%81%abite

Reveja a bela imagem do local de ...
Reveja a bela imagem do local de alunissagem da missão APOLLO 11, feita pela sonda lunar americana LRO.
A Câmera da sonda lunar robótica americana Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO) tirou seu melhor visual do local de pouso da APOLLO 11 na Lua. A imagem, que foi lançada em 7 de março de 2012, mostra até mesmo os ... Leia mais

A Câmera da sonda lunar robótica americana Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO) tirou ... Leia mais
16/02/2019