NONIUS: a cratera de um matemático e professor PORTUGUÊS.

NONIUS: a cratera de um matemático e professor PORTUGUÊS.

Série de selenofotografias intitulada "Crateras Portuguesas":

Primeira selenofotografia da série: Cratera ACOSTA - Cristóvão da Costa (1515 - 1594) - médico e naturalista português.

Segunda selenofotografia da série: Cratera NONIUS - Pedro Nuñez Salaciense ou Pedro Nunes (latin: Petrus Nonius, 1502  – 1578) - matemático, cosmógrafo e professor português.

Composição: A cratera NONIUS (NASA/LRO) e a gravura de Pedro Nunes (Petrus Nonius).

Cratera NONIUS:

NONIUS é uma antiga e desgastada cratera de impacto de morfologia complexa, de formato circular imperfeito, com encostas altas e irregulares, apresentando 69 Km de diâmetro e 3 Km de profundidade. NONIUS está localizada nas coordenadas selenográficas LAT: 34° 48′ 00″ S e LON: 003° 48′ 00″ E, junto à borda sudeste da grande cratera WALTHER (diâmetro: 128 Km, profundidade: 4,13 Km), numa enorme região áspera, irregular e muito clara (alta taxa de albedo ou reflexão de luz), cravejada por crateras de impacto de todos os tamanhos, correspondente às terras altas (planaltos) da região sul da Lua.

O velho e erodido aro de NONIUS foi muito desgastado e danificado por múltiplos impactos posteriores, com destaque para um par unido de crateras menores, cujos impactos atingiram a borda norte de NONIUS, conhecidas como Nonius K (diâmetro: 18 Km) e Nonius L (diâmetro: 31 Km). A pequena e jovem cratera Nonius A (diâmetro: 10 Km) também se destaca na borda sudeste de NONIUS, onde está hospedada de forma isolada. O piso interno de NONIUS apresenta superfície irregular, desnivelada, sulcos baixos, além de vários impactos de minúsculas crateras, com destaque para a pequena cratera Nonius S (diâmetro: 4 Km).

Em 1935, a International Astronomical Union (IAU) nominou a cratera lunar NONIUS para imortalizar a memória do grande matemático português Pedro Nunes (1502 – 1578). A cratera NONIUS também possui 11 crateras satélites (Nonius A, Nonius B, Nonius C...).

O português Pedro Nunes:

Pedro Nuñez Salaciense ou Pedro Nunes (latin: Petrus Nonius) (1502 / Alcácer do Sal – 1578 / Coimbra) foi um matemático, cosmógrafo e professor português. Pedro Nunes é considerado um dos maiores matemáticos de sua época, sendo mais conhecido por suas contribuições no campo técnico da navegação ou ciências náuticas (navegação e cartografia), as quais foram cruciais para o período de descobertas português. Foi o primeiro matemático a propor a ideia da “loxodromia” (linha que, à superfície da Terra, faz um ângulo constante com todos os meridianos, ou seja, uma linha reta que, quando assentada numa superfície esférica torsa - como o corte da casca de laranja - tem tendência para espiralar-se em direção aos polos).

Na sua qualidade de cosmógrafo, Pedro Nunes teve que se ausentar diversas vezes de Coimbra, onde era professor, para atender aos pedidos do Rei D. João III, no sentido de resolver problemas técnicos da náutica para a esquadra portuguesa. Pedro Nunes foi também o inventor de vários dispositivos de medições, incluindo o "nonius" (criado em 1542), nomeado com seu sobrenome latin. O dispositivo "nonius" consistia num sistema que proporciona a tomada de medições finas no astrolábio (equipamento usado por antigos navegadores e astrônomos para medir a posição inclinada no céu de um corpo celeste).

Composição: A cratera NONIUS fotografada em voo orbital pela sonda lunar robótica americana Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO) - NASA.

Imagem: Lua cheia apresentando a abrangência da selenofotografia enfocando a cratera NONIUS - VTOL.

Imagem: A cratera NONIUS fotografada em voo orbital pela sonda americana Lunar Orbiter IV - NASA.

Imagem: O Perfil Altimétrico SW - NE da cratera NONIUS - NASA / LRO QuickMap.

Foto executada com apenas 1 frame em 16‎ de ‎junho‎ de ‎2013, ‏‎19:11:48 (22:11:48 UT).

Bolobs

Boletim Observe - edição de ...
Boletim Observe - edição de agosto / 2017
O Boletim Observe! do mês de agosto de 2017 está disponível no endereço eletrônico abaixo: http://www.geocities.ws/costeira1/neoa/observe.pdf Leia a edição atual do Boletim Observe! ... Leia mais

27/07/2017
Cometa

Há 20 anos...O gelo que veio do ...
Há 20 anos...O gelo que veio do espaço - por Nelson Travnik.
Há 20 anos, O GELO QUE VEIO DO ESPAÇO Por Nelson Travnik* nelson-travnik@hotmail.com Enormes pedras de gelo caem em Campinas e Itapira, SP, provocando estragos e sustos. Pelas suas proporções, o evento ainda é ... Leia mais

Há 20 anos, O GELO QUE VEIO DO ESPAÇO Por Nelson Travnik* ... Leia mais
12/07/2017
Oasi

O município do sertão de ...
O município do sertão de Pernambuco agora também está no espaço!
O município de Itacuruba, que fica no sertão de Pernambuco, agora também está no espaço. A cidade com menos de 5 mil habitantes deu seu nome para o asteroide 10468 EH9, descoberto em 1981. O asteroide “10468 ... Leia mais