Informações sobre a Foto
O canal Rima Gay-Lussac.
Rima Gay-Lussac
Canal com 40 Km de comprimento;
Coordenadas Selenográficas: LAT: 13o N, LON: 22o W.
Período Geológico Lunar: Provavelmente Ímbrico (Imbrian): 3,85 bilhões até cerca de 3,2 bilhões de anos atrás.
Imagem: A Rima Gay-Lussac fotografada pela em voo orbital pela sonda lunar robótica LRO da NASA.
Localizada à noroeste da jovem e proeminente cratera COPERNICUS (diâmetro: 96 Km, profundidade: 3,8 Km) e a sudoeste da cratera GAY-LUSSAC (diâmetro: 26 Km, profundidade: 0,95 Km), existe um amplo canal, com 40 Km de comprimento, conhecido como Rima Gay-Lussac. Este canal, que se estende no sentido sudoeste-nordeste, é uma formação quase linear com curvas nas extremidades. Uma das hipóteses direcionadas à criação desse interessante canal, defique que, provavelmente, ele tenha sido formado por um alinhamento de minúsculas “cratereletas”. De acordo com a ferramenta do perfil altimérico da NASA/LRO QuickMap, esse proeminente canal com seus 40 Km de comprimento, apresenta, próximo de sua extremidade SW, cerca de 291 m de profundidade e 7 Km de largura total.
A cratera GAY-LUSSAC foi de onde o canal herdou seu nome. Ela está localizada na base sul dos Montes CARPATUS. A borda da cratera GAY-LUSSAC é um pouco irregular, embora circular. O piso interno é plano, porém áspero, sem a presença de um pico central. Digno de nota, existem apenas um par de minúsculas “cratereletas” no interior do piso. Próximo à borda sul de GAY-LUSSAC está posicionada a cratera Gay-Lussac A (diâmetro: 15 Km, profundidade: 2,75 Km).
Imagem: O perfil altimétrico cortando transversalmente (NW - SE) o canal conhecido como Rima Gay-Lussac. O perfil define para o canal uma profundidade de 291 m e uma largura total de aproximadamente 7 Km - NASA/LRO QuickMap.
Foto executada com apenas 1 frame em 28 de junho de 2012, 20:43:04 (23:43:04 UT);
Foto executada com apenas 1 frame em 16 de abril de 2016, 18:51:46 (21:51:46 UT).