Informações sobre a Foto
PICCOLOMINI & PITISCUS.
Piccolomini é uma destacada cratera de impacto localizada no setor sudeste da Lua, com 88 Km de diâmetro e 4,5 Km de profundidade . O pico central de Piccolomini eleva-se por cerca de 2,o Km acima do piso circundante.
A formação conhecida como Rupes ALTAI se inicia na borda oeste de Piccolomini e desenvolve um caminhamento curvo em direção noroeste. O nome Piccolomini foi definido como homenagem ao Arcebispo e Astrônomo italiano Alessandro Piccolomini (1508 – 1579).
A cratera Pitiscus está posicionada na parte sul da Lua, com 82 Km de diâmetro e 3,0 Km de profundidade. A cratera tem uma forma circular, mas parece oval quando observada da Terra. As paredes internas, que sofreram desmoronamentos, apresentam formação do tipo curvas de nível (terraces). O piso interior é nivelado e aparenta ter sido inundado por lava.
No piso de Pitiscus interior existe uma montanha central, cujo extremo norte foi “carimbado” pelo impacto que criou a pequena cratera Pitiscus A. O piso interior também é marcado por pequenos impactos que criaram minúsculas crateras ao longo de seu interior.
Seu nome é em homenagem ao Astrônomo e Matemático (que cunhou o termo “trigonometria”) alemão Bartholomaeus Pitiscus (1561 – 1613).