Informações sobre a Foto
A MINERALOGIA DA SUPERFÍCIE LUNAR - 22/05/2024
A MINERALOGIA DA SUPERFÍCIE LUNAR:
O regolito lunar (espessa camada de pó e pequenos fragmentos de rochas que cobre a superfície lunar) possui em sua composição silício, ferro, cálcio, alumínio e magnésio, além de outros materiais provenientes do espaço exterior.
O albedo (taxa de reflexão da luz) da Lua Cheia é 7%, ou seja, ela consegue refletir 7% da luz do Sol. O albedo é definido pela composição mineral dos materiais presentes na superfície iluminada.
As regiões dos continentes lunares ou “terras altas”, são ricas em cálcio, alumínio e sílica. Isso confere maior albedo, ou seja, são regiões claras.
Por sua vez, os mares lunares de natureza vulcânica (lava basáltica endurecida) possuem em sua composição química, abundância de óxido de ferro e titânio (FeTiO3), além de olivina e piroxeno, o que proporciona tonalidade escura (baixo albedo) com variações de matizes (dependendo do maior ou menor teor de ferro e titânio da área) e impossibilidade de refletir bem a luz solar.
LUA 99.7% iluminada fotografada com ênfase na “saturação”, para destacar as diferentes tonalidades e matizes da rica superfície lunar - 22 de maio de 2024, 20:59:36 (23:59:36 UT). Foto de frame único.