Informações sobre a Foto
Crateras "femininas" no hemisfério visível da Lua.
Estamos enfocando o grupo específico de crateras lunares existentes no hemisfério visível da Lua, que foram nomeadas pela International Astronomical Union (IAU) em honra da memória de certas mulheres, que foram diferenciadas e fantásticas em suas épocas.
Os números:
Na face visível da Lua existem aproximadamente de 300.000 crateras com diâmetro acima de 1 Km. Incluem-se aí, várias crateras com diâmetro acima de 100 Km. Desse total, cerca de 810 proeminentes crateras possuem nomes oficiais definidos pela IAU (ex: COPERNICUS). Outras 5.425 crateras “satélites” de menor expressão, são designadas por um nome oficial, pertencente à uma cratera proeminente mais próxima, seguido de uma letra (ex: Copernicus A, B, C, ...).
Das cerca de 810 crateras que possuem nomes oficiais no hemisfério visível, apenas 13 homenageiam a memória de personalidades femininas. Nesse grupo seleto, incluem-se uma Santa, astrônomas profissionais e amadoras, benfeitoras, filantropas, escritoras e matemáticas.
Existem também, no hemisfério oculto da Lua, outras 17 crateras que homenageiam mulheres importantes, dentre elas cientistas, astrônomas, físicas, matemáticas, algumas astronautas americanas e cosmonautas russas, dentre as quais existe uma curiosidade. Uma das cosmonautas homenageadas está viva. Trata-se de Valentina Vladimirovna Tereshkova, nascida em 1937, a primeira mulher a voar no espaço, em 16 de junho de 1963, a bordo da nave soviética Vostok 6.
Sua cratera é uma das raríssimas que foram nominadas pela IAU em 1970, para uma personalidade em vida. Também na mesma época, ainda com todos os 3 astronautas americanos da missão Apollo 11 vivos (Armstrong, Collins e Aldrin), a IAU imortalizou suas memórias em vida, colocando seus nomes em crateras na Lua.
Publicamos hoje, um mosaico com as 13 crateras do hemisfério visível lunar que homenageiam personalidades femininas importantes.