Usa Flag / English Version Bandeira do Brasil / Versão em Português
CURRENT MOON
Lua atual
Crateras "femininas" no hemisfério visível da Lua.
(créditos: Vaz Tolentino.)

Informações sobre a Foto

Crateras "femininas" no hemisfério visível da Lua.

(créditos: Vaz Tolentino.)
Estamos enfocando o grupo específico de crateras lunares existentes no hemisfério visível da Lua, que foram nomeadas pela International Astronomical Union (IAU) em honra da memória de certas mulheres, que foram diferenciadas e fantásticas em suas épocas.
 
Os números:
Na face visível da Lua existem aproximadamente de 300.000 crateras com diâmetro acima de 1 Km. Incluem-se aí, várias crateras com diâmetro acima de 100 Km. Desse total, cerca de 810 proeminentes crateras possuem nomes oficiais definidos pela IAU (ex: COPERNICUS). Outras 5.425 crateras “satélites” de menor expressão, são designadas por um nome oficial, pertencente à uma cratera proeminente mais próxima, seguido de uma letra (ex: Copernicus A, B, C, ...).
 
Das cerca de 810 crateras que possuem nomes oficiais no hemisfério visível, apenas 13 homenageiam a memória de personalidades femininas. Nesse grupo seleto, incluem-se uma Santa, astrônomas profissionais e amadoras, benfeitoras, filantropas, escritoras e matemáticas.
 
Existem também, no hemisfério oculto da Lua, outras 17 crateras que homenageiam mulheres importantes, dentre elas cientistas, astrônomas, físicas, matemáticas, algumas astronautas americanas e cosmonautas russas, dentre as quais existe uma curiosidade. Uma das cosmonautas homenageadas está viva. Trata-se de Valentina Vladimirovna Tereshkova, nascida em 1937, a primeira mulher a voar no espaço, em 16 de junho de 1963, a bordo da nave soviética Vostok 6. 
Sua cratera é uma das raríssimas que foram nominadas pela IAU em 1970, para uma personalidade em vida. Também na mesma época, ainda com todos os 3 astronautas americanos da missão Apollo 11 vivos (Armstrong, Collins e Aldrin), a IAU imortalizou suas memórias em vida, colocando seus nomes em crateras na  Lua.
 
Publicamos hoje, um mosaico com as 13 crateras do hemisfério visível lunar que homenageiam personalidades femininas importantes.
 
Bo

Boletim Observe – agosto de 2024.
Boletim Observe – agosto de 2024.
Prezados colegas, O Boletim Observe! do mês de agosto de 2024 está disponível no endereço eletrônico mencionado a seguir: http://www.geocities.ws/costeira1/neoa/observe.pdf Leia a edição atual ... Leia mais

Prezados colegas, O Boletim Observe! do mês de agosto de 2024 está ... Leia mais
01/08/2024
Boletim_observe

O Boletim Observe! do mês de julho ...
O Boletim Observe! do mês de julho de 2024
Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de julho de 2024 está disponível no endereço eletrônico mencionado a seguir: https://www.geocities.ws/costeira1/neoa/observe.pdf Leia a edição ... Leia mais

Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de julho de 2024 está ... Leia mais
29/06/2024
Bo2

O Boletim Observe! do mês de junho ...
O Boletim Observe! do mês de junho de 2024
Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de junho de 2024 está disponível no endereço eletrônico mencionado a seguir: http://www.geocities.ws/costeira1/neoa/observe.pdf Leia a edição atual do ... Leia mais

Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de junho de 2024 está disponível ... Leia mais
27/05/2024
Bo

O Boletim Observe! do mês de ...
O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024.
Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024 está disponível no endereço eletrônico mencionado a seguir: http://www.geocities.ws/costeira1/neoa/observe.pdf Leia a edição ... Leia mais

Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024 está ... Leia mais
05/01/2024