Usa Flag / English Version Bandeira do Brasil / Versão em Português
CURRENT MOON
Lua atual
CARLINI: destacada cratera de impacto de morfologia simples
(créditos: Vaz Tolentino e NASA.)

Informações sobre a Foto

CARLINI: destacada cratera de impacto de morfologia simples

(créditos: Vaz Tolentino e NASA.)
CARLINI - uma destacada Cratera de Impacto de Morfologia Simples:
 
De modo geral, as crateras de impacto com diâmetro menor que 15 km, têm morfologia simples, apresentando borda circular e concavidade em formato de “tigela”, com paredes internas lisas e inclinadas, que levam a pequenos pisos curvos ou planos. Esse tipo de cratera, geralmente tem sua profundidade cerca de 20% do seu diâmetro. As pequenas crateras são formações adequadas para testar a visão e o poder de resolução dos pequenos telescópios.
 
Quando o terminadouro (em inglês, terminator ou linha de divisão entre o dia  e a noite na Lua) se encontra próximo de crateras de morfologia simples, seus interiores são preenchidos por sombras que criam a forte ilusão de que são buracos profundos.
 
Imagem: A Cratera CARLINI (foto da sonda lunar LRO da NASA) e seu perfil altimétrico  W  -  E
 
CARLINI (diâmetro: 10 Km, profundidade: 2,2 Km) é um exemplo clássico de cratera de impacto de morfologia simples. Essa pequena cratera encontra-se localizada de forma destacada e isolada nas lavas escuras do Mare IMBRIUM, nas coordenadas selenográfias: LAT: 33.7°N, LON: 24.1°W, numa distância de aproximadamente 280 Km a sudeste do Promontorium HERACLIDES, no Sinus IRIDUM. Existe uma fraca estria de raio brilhante, que se estende pelas lavas escuras lo Mare IMBRIUM, a partir de CARLINI, até o interior do Sinus IRIDUM.
 
A Cratera CARLINI tem forma de tijela, com fundo plano e aro com bordas pouco altas, que atingem até 460m de altitude em relação à superfície circundante. Porém, na realidade, o piso interno de CARLINI não é perfeitamente plano, apresentando uma ligeira ondulação ou pequeno monte em seu fundo. 
 
O melhor período para observação da cratera CARLINI é no segundo dia após à fase quarto-crescente ou no primeiro dia após à fase quarto-minguante. O nome CARLINI homenageia Francesco Carlini (1783 - 1862), que foi um astrônomo italiano nascido em Milão. Em 1832 tornou-se diretor do Observatório Astronômico de Brera, em Milão.
 
Foto acimaImagem da Cratera CARLINI capturada a 100 Km de altitude, pela câmera LROC da sonda lunar robótica americana LRO  da NASA.
 
Foto acimaImagem da Cratera CARLINI capturada pela sonda lunar americana LUNAR ORBITER 4, com 2.878 Km de altitude e ângulo do Sol com 68.8o.
 
 
Foto executada com apenas 1 frame e 384.400 Km de distância, em  0‎9‎ de ‎junho‎ de ‎2014, ‏‎20:35:52 (23:35:52 UT).
Bo

Boletim Observe – agosto de 2024.
Boletim Observe – agosto de 2024.
Prezados colegas, O Boletim Observe! do mês de agosto de 2024 está disponível no endereço eletrônico mencionado a seguir: http://www.geocities.ws/costeira1/neoa/observe.pdf Leia a edição atual ... Leia mais

Prezados colegas, O Boletim Observe! do mês de agosto de 2024 está ... Leia mais
01/08/2024
Boletim_observe

O Boletim Observe! do mês de julho ...
O Boletim Observe! do mês de julho de 2024
Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de julho de 2024 está disponível no endereço eletrônico mencionado a seguir: https://www.geocities.ws/costeira1/neoa/observe.pdf Leia a edição ... Leia mais

Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de julho de 2024 está ... Leia mais
29/06/2024
Bo2

O Boletim Observe! do mês de junho ...
O Boletim Observe! do mês de junho de 2024
Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de junho de 2024 está disponível no endereço eletrônico mencionado a seguir: http://www.geocities.ws/costeira1/neoa/observe.pdf Leia a edição atual do ... Leia mais

Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de junho de 2024 está disponível ... Leia mais
27/05/2024
Bo

O Boletim Observe! do mês de ...
O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024.
Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024 está disponível no endereço eletrônico mencionado a seguir: http://www.geocities.ws/costeira1/neoa/observe.pdf Leia a edição ... Leia mais

Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024 está ... Leia mais
05/01/2024