Informações sobre a Foto
A pequena, jovem, proeminente e profunda cratera Tralles A.
Tralles A é uma jovem, profunda e bem delineada cratera de impacto, criada provavelmente no período geológico lunar Copernicano (de 1,1 bilhão de anos atrás até aos dias atuais), localizada ao norte das lavas escuras do LACUS BONITATIS, nas coordenadas selenográficas LAT: 27.5° N e LON: 047.0° E.
Essa pequena, porém proeminente cratera de bordas afiadas e paredes internas com material fresco, que refletem muito a luz solar (alto albedo - alta taxa de reflexão de luz), possui aro perfeitamente circular. Porém, a partir do nosso ponto de vista aqui da Terra, Tralles A parece ter formato alongado ou elíptico, devido à sua localização, no quadrante nordeste lunar.
Apesar de pequena, com apenas 18 Km de diâmetro, Tralles A é uma cratera bem profunda. A superfície de seu piso interno chega a atingir cerca de 3.4 Km de profundidade, em relação ao topo das paredes de seu aro. Imagens orbitais da sonda robótica americana LRO da NASA revelam que a superfície do profundo piso interno é relativamente horizontal, porém ondulado e de textura áspera, devido aos escombros e pedregulhos que deslizaram nas encostas das paredes internas.
Seu nome foi definido em 2006 pela International Astronomical Union (IAU) para imortalizar a memória de Johann Georg Tralles (1763 - 1822), que foi um matemático e físico alemão. Ele foi o inventor do alcoômetro, um dispositivo para medir a quantidade de álcool em um líquido. Em 1819, Tralles descobriu um grande cometa, que acabou recebendo seu nome (Cometa Tralles).
Os melhores períodos para observação da cratera Tralles A residem no quarto dia após a Lua nova ou no terceiro dia após à Lua cheia.
Imagem: O Perfil Altimétrico W - E da pequena, porém profunda, cratera Tralles A - NASA / LRO QuickMap.
Imagem: O Perfil Altimétrico NW - SE da pequena, porém profunda, cratera Tralles A - NASA / LRO QuickMap.
Imagem: Apesar de o nosso ponto de vista aqui da Terra nos fazer enxergar a cratera Tralles A de forma alongada ou elíptica, na realidade seu aro é perfeitamente circular e suas bordas afiadas. Foto orbital - NASA / LRO.
Foto executada com apenas 1 frame em 12 de setembro de 2014, 02:35:50 (05:35:50 UT).