Informações sobre a Foto
Não é monótono observar a Lua - SCHICKARD: 4 e 5 de maio 2020
A GRANDE E ANTIGA CRATERA SCHICKARD.
Diâmetro: 208 Km;
Profundidade: 3,1 Km;
Coordenadas Selenográficas: LAT: 44° 24′ 00″ S, LON: 54° 36′ 00″ W.
Período Geológico Lunar: Pré-Nectárico (Pré-Nectarian): 4,5 bilhões (logo após o tempo da formação inicial da Lua) até 3,92 bilhões de anos atrás.
Melhor período de observação: 5 dias após o quarto-crescente (Sol nascendo ou amanhecer) ou 4 dias após o quarto-minguante (Sol de pondo ou entardecer).
Quem foi SCHICKARD? Wilhelm Schickard (1592 - 1635) foi um professor de astronomia e hebraico, de origem germânica. Em 1613, Schickard tornou-se ministro luterano, continuando seu trabalho com a igreja até 1619, quando foi nomeado professor de hebraico na Universidade de Tübingen.
Além de cientista, Schickard ensinou línguas bíblicas como aramaico e hebraico em Tübingen. Em 1631, foi nomeado professor de astronomia na Universidade de Tübingen. Sua pesquisa foi ampla e incluiu astronomia, matemática e agrimensura.
Schickard inventou muitas máquinas, como uma para calcular datas astronômicas e outra para a gramática hebraica. Ele fez avanços significativos na criação de mapas, produzindo mapas muito mais precisos do que os disponíveis em seu tempo.
Wilhelm Schickard morreu de peste bubônica em Tübingen, em 23 ou 24 de outubro de 1635. Em 1651, Giovanni Riccioli nomeou a cratera lunar Schickard em homenagem a ele.
NÃO É MONÓTONO OBSERVAR A LUA!
Não é monótono observar a Lua, pois ela sempre se apresenta diferente toda vez que olhamos para ela. Nosso satélite natural mostra uma constante alteração no aspecto visual de suas formações, devido aos seus movimentos que produzem mudanças de luz e sombras, na medida em que o Sol nasce e se põe por sobre seu detalhado relevo.
A linha que separa o dia da noite (o círculo máximo que separa hemisfério iluminado do hemisfério escuro) é conhecida como terminadouro (terminator em inglês). A velocidade de avanço do terminadouro ao longo do equador lunar é de aproximadamente 15,4 Km/h (4,28 m/s). Isso afeta enormemente o aspecto observacional das formações presentes na superfície da Lua, pois ao longo de uma mesma noite, por exemplo, na fase crescente, muitas formações que estavam escondidas pela escuridão, aparecerão no amanhecer lunar. No caso de a Lua estar minguante, muitas formações que estavam iluminadas pela luz solar, sumirão nas sombras no anoitecer lunar. Em ambos os casos, as formações que estiverem próximas do terminadouro, devido ao baixo ângulo de iluminação solar, terão seus relevos dramaticamente realçados, por efeitos causados pela luz e sombras.
A afirmação "relevos dramaticamente realçados" significa que, a visão das altitudes e das profundidades, serão notórias! Isso é devido à atuação da "dupla dinâmica" luz e sombra.
Composição fotográfica com fotos capturadas com apenas 1 frame cada. Esquerda: 04 de maio de 2020, 21:43:10 (00:43:10 UT). Direita: 05 de maio de 2020, 21:08:28 (00:08:28 UT).