Informações sobre a Foto
LUA: Gigante Cósmico / MOON: Cosmic Giant
Composição fotográfica intitulada “LUA: o Gigante Cósmico”.
Esta imagem mostra a comparação dos tamanhos de JÚPITER, SATURNO, MARTE e da cratera lunar COPERNICUS, quando fotografados pelo mesmo conjunto telescópio / câmera. É importante notar que, JÚPITER, o maior planeta do Sistema Solar, quando observado da Terra, tem aproximadamente o mesmo diâmetro angular da cratera COPERNICUS, que possui 93 km de diâmetro. Isso demonstra o alvo colossal que é o nosso satélite natural, configurando-se num enorme território extraterrestre a ser observado, estudado e explorado, não só por naves espaciais robóticas ou tripuladas, mas também por telescópios baseados na Terra.
COPERNICUS, também conhecido como o "Monarca da Lua", é uma bela, jovem e clássica cratera de impacto de morfologia complexa.
Diâmetro: 93 Km
Profundidade: 3,8 Km
Coordenadas Selenográficas: LAT: 09° 42′ 00″ N, LON: 020° 00′ 00″ W;
Período Geológico Lunar: Período Copernicano (1,1 bilhão de anos atrás até os dias atuais).
Melhor época para observação: 2 dias após a fase “quarto crescente” ou 1 dia após a fase “quarto minguante”.
Quem foi Nicolaus COPERNICUS? Astrônomo polonês da renascença (1473 -1543). Combateu o geocentrismo (a Terra como o centro do Universo) formulando o modelo heliocêntrico (o Sol como centro do Universo, com Terra e os planetas girando ao seu redor). Em outras palavras, ele “retirou” a Terra do centro do Universo.
A proeminente COPERNICUS é um alvo fácil para telescópios e localiza-se ao sul do Mare IMBRIUM. COPERNICUS é uma espetacular cratera de impacto de morfologia complexa, com cerca de 800 milhões (alguns autores consideram 1 bilhão) de anos. Essa proeminente, interessante e jovem cratera possui um dos mais destacados sistema de “raios brilhantes” da Lua, que são trilhas de materiais mais recentes (com alto albedo ou refletividade da luz), criadas por sobre a superfície lunar, a partir dos escombros ejetados pelo enorme impacto que criou a bela cratera. Os raios brilhantes se estendem por até 700 Km em todas as direções, através dos mares de lava circundantes.
Foto: A proeminente e jovem cratera COPERNICUS, clássica cratera de impacto de morfologaia complexa, com suas paredes internas estruturadas em terraços, fortificação circundante na encosta externa e montanhas no centro do piso. A imagem também apresenta a cratera fantasma STADIUS e cratera ERATOSTHENES. Foto executada com apenas 1 frame em 28 de junho de 2012, 20:50:20 (23:50:20 UT).
Foto de COPERNICUS executada com apenas 1 frame em 28 de junho de 2012, 20:50:20 (23:50:20 UT).