Informações sobre a Foto
Cratera WEBB - 30 de maio de 2018, 22:56:42 (25:56:42 UT)
WEBB é uma pequena cratera de impacto de formato circular não perfeito, com 21 Km de diâmetro e 1,85 Km de profundidade, localizada de forma isolada, próxima do equador lunar, nas coordenadas selenográficas LAT: 00° 54′ 00″ S e LON: 60° 00′ 00″. O impacto que criou WEBB aconteceu próximo da orla nordeste do Mare FECUNDITATIS.
O piso interno de WEBB possui aspecto liso, plano e tonalidade escura, pois foi inundado por lava basáltica. Imagens da sonda lunar americana Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO) mostram minúsculas crateras na superfície do piso intermo de WEBB. As imagens também mostram um montículo (baixa altitude) abaixo do centro do piso e um pouco para leste.
As paredes internas de WEBB são brilhantes (alto albedo) sob luz solar. Na parede interna do lado leste, um pouco abaixo da metade da cratera, existe um pequeno impacto. Junto da borda leste, próximo do pequeno impacto mas externamente ao corpo da cratera, as imagens da sonda LRO da NASA mostram a presença de um raso e fino canal retilíneo.
Em 1935, a International Astronomical Union (IAU) imortalizou a memória do astrônomo britânico Thomas William Webb (1807 - 1885). Além de servir como clérigo, T.W. Webb fazia observações astronômicas em seu tempo livre. Em 1859, ele escreveu seu clássico guia de observação astronômica intitulado "Celestial Objects for Common Telescopes", pelo qual ele é mais conhecido hoje. Este trabalho de dois volumes foi escrito como um guia para o astrônomo amador da época, contendo instruções sobre o uso de telescópio, bem como descrições detalhadas do que poderia ser observado com ele. Este trabalho tornou-se o guia padrão de observação de astrônomos amadores em todo o mundo, e assim permaneceu até o século 20, gradualmente substituído por guias mais modernos.
Foto executada com apenas 1 frame em 30 de maio de 2018, 22:56:42 (25:56:42 UT).