Informações sobre a Foto
Manchas solares da região ativa AR 2712 - 27 de maio de 2018.
O grupo de manchas solares da região ativa AR 2712, em 27 de maio de 2018.
O "Ciclo Solar" consiste num fenômeno com período de aproximadamente 11 anos, sobre os quais as atividades do Sol aumentam e diminuem. Durante esse espaço de tempo, quando o Sol atravessa o período de pico das atividades, conhecido como "máximo solar", as manchas solares (regiões magneticamente ativas e de temperatura menos quente) e as erupções ou explosões solares (solar “flares”), aparecem com mais frequência e quantidade.
No período de baixíssimas atividades, conhecido como "mínimo solar", as manchas e erupções podem estar ausentes por completo. Atualmente (maio de 2018), estamos próximos de um período de “mínimo solar”, esperado para chegar em 2019, com pouquíssimas manchas, raros “flares”, quase nenhuma proeminência e escassos filamentos.
As regiões das manchas solares concentram intensa atividade magnética, com diminuição de pressão das massas gasosas. Isso causa a redução da temperatura na região ativa da mancha, em relação à fotosfera circundante. Por isso, a região de uma mancha solar, torna-se menos brilhante e produz um aspecto escuro para quem observa.
As manchas solares são fenômenos temporários (podem durar dias, semanas ou meses) na fotosfera do Sol, que aparecem visivelmente como manchas escuras em comparação com regiões vizinhas. Elas podem se expandir ou contrair à medida que se movimentam aos redor da superfície da esfera solar.
Fotografamos em 27 de maio de 2018, uma dessas raras e minúsculas regiões ativas, pertencente a um período que se aproxima do “mínimo solar”. Trata-se da região ativa AR 2712.
Utilizamos nessa sessão de fotografia solar os seguintes equipamentos:
- Refrator William Optics WO 102GT APO Tripleto, com filtro Baader de luz branca, para fotografar a fotosfera.
- Refrator solar dedicado LUNT LS50THa (Filtro H Alpha), para fotografar a cromosfera.
- Câmera planetária Orion StarShoot Solar System Color Imaging Camera IV.
As fotos foram obtidas com apenas 1 frame cada.
Os parâmetros de AR 2712 são os seguintes:
Número de Manchas: 5;
Tamanho: 40 MH (1 MH = 3,04 milhões de Km2), ou seja, 121,6 milhões de Km2.
Classe Magnética: β – Beta - um grupo de manchas solares que tem polaridade positiva e negativa (bipolar), com uma divisão simples entre as polaridades.
Coordenadas: N15 E32.
Classificação: Tipo magnético bipolar, com penumbras assimétricas e distribuição aberta.
Foto: Cromosfera solar fotografada com apenas 1 frame em 27 de maio de 2018, 14:06:25 (17:06:25 UT), utilizando o telescópio solar dedicado LUNT LS50THa (com filtro H Alpha). Observe as “plages” (praias), ou seja, as áreas mais brilhantes e mais proeminentes da cromosfera do Sol, muitas vezes vistas perto de regiões ativas. A cromosfera é a camada da atmosfera solar localizada entre a “superfície” visível da fotosfera e a corona solar exterior. É na cromosfera que as dinâmicas proeminências e filamentos podem ser observados.
Foto: Fotosfera solar fotografada com apenas 1 frame em 27 de maio de 2018, 13:38:42 (16:38:42 UT), enfocando o grupo de manchas solares AR 2712, utilizando o telescópio refrator William Optics WO 102GT APO Tripleto, com filtro Baader de luz branca.