Informações sobre a Foto
A cordilheira dos Montes CAUCASUS.
A cordilheira dos Montes CAUCASUS.
Imagem: Lua cheia apresentando a abrangência da foto enfocando a cordilheira dos Montes CAUCASUS - VTOL.
A cordilheira dos Montes CAUCASUS:
Os Montes CAUCASUS são uma cordilheira ou cadeia de montanhas interceptada por numerosos e profundos vales, que tem sua área de abrangência projetada para o sul, onde divide parcialmente as lavas do Mare IMBRIUM (oeste) das lavas do Mare SERENITATIS (leste), e termina num “gap” ou intervalo de 70 Km de comprimento, região que ocorre o encontro das lavas basálticas escuras dos mares IMBRIUM e SERENITATIS. Mais ao sul, na outra ponta do referido “gap”, começa a cordilheira dos Montes APENNINUS.
Os picos das montanhas dos Montes CAUCASUS não são tão elevados como aqueles presentes nos Montes APENNINUS, com exceção de uma montanha ou parede curva, localizada imediatamente a oeste da cratera CALIPPUS, que atinge mais de 5,3 Km de altitude em relação à superfície das lavas do Mare IMBRIUM, do lado oeste. Essa parede curva alta é parte do aro remanescente de uma antiga cratera de impacto, conhecida como Calippus C (diâmetro: 40 Km). Porém, a cratera de maior destaque que se hospeda na cordilheira dos Montes CAUCASUS, chama-se CALIPPUS, que tem 32 Km de diâmetro e 2,7 Km de profundidade.
De acordo com estudos selenográficos do United States Geological Survey (USGS), a cordilheira dos Montes CAUCASUS provavelmente tenha sido formada por materiais escavados e ejetados no grande impacto que criou a bacia SERENITATIS (período Nectárico) e, posteriormente, também por materiais escavados e ejetados na criação da enorme bacia IMBRIUM (período Ímbrico).
Essa bela e interessante cordilheira lunar está localizada nas coordenadas selenográficas LAT: 38° 24′ 00″ N, LON: 10° 00′ 00″ E. O comprimento dessa proeminente cadeia de montanhas é de aproximadamente 500 Km, iniciando no “gap” mencionado anteriormente, na sua ponta sul, e finalizando na cratera EUDOXUS (diâmetro= 67 Km, profundidade= 4,35 Km), ao norte.
A referida cordilheira foi nominada como Montes CAUCASUS pelo astrônomo alemão Johann Heinrich von Mädler (1794 – 1874), para referenciar um grande conglomerado de montanhas existente entre o Mar Negro e o Mar Cáspio.
Foto executada com apenas 1 frame em 20 de junho de 2010, 19:30:22 (22:30:22 UT).
Composição de imagens: A formação de maior altitude presente nos Montes CAUCASUS, ou seja, uma parede curva, que faz parte do aro remanescente da antiga cratera Calippus C (diâmetro: 40 Km) - NASA / LRO.
Imagem: O Perfil Altimétrico W - E da formação de maior altitude presente nos Montes CAUCASUS (parede curva, que faz parte do aro remanescente da antiga cratera Calippus C), indicando cerca de 5,34 Km de altitude - NASA / LRO QuickMap.
Foto executada com apenas 1 frame em 11 de abril de 2012, 02:33:34 (05:33:34 UT).