Informações sobre a Foto
Cratera MORETUS.
Cratera MORETUS:
Diâmetro: 114 Km;
Profundidade: 6,3 Km;
Coordenadas Selenográficas: LAT: 70° 36′ 00″ S, LON: 05° 30′ 00″ W.
Período Geológico Lunar: Eratosteniano (Eratosthenian): de 3,2 bilhões até 1,1 bilhão de anos atrás.
Melhor período de observação: No quarto crescente ou 6 dias após a Lua cheia.
Quem foi MORETUS? Théodore Moret, também conhecido como MORETUS (1602 - 1667) foi um jesuíta e matemático belga. Ele nasceu em Antuérpia, mas passou a maior parte de sua vida trabalhando em Praga, no Reino da Boêmia.
Composição Fotográfica: A bela cratera MORETUS fotografada por VTOL e também fotografada em voo orbital pela sonda lunar robótica LRO da NASA.
MORETUS é um exemplo clássico de cratera de impacto de morfologia complexa. É uma formação circular, com paredes largas, muito elevadas e estruturadas internamente em terraços. Externamente seu aro encontra-se circundado por uma fortificação ou baluarte, criado por escombros escavados e ejetados durante o impacto que a criou.
Possui um amplo e profundo piso interno, relativamente liso, inundado por lava basáltica que escapou por fendas na crosta no fundo da cratera. Essas fendas foram causadas pelo forte impacto que criou a cratera. O piso interno hospeda algumas diminutas crateras e apresenta uma imponente montanha central, com 2800 m de altitude em relação à base do piso. MORETUS localiza-se na região das terras altas, cravejada por inúmeras crateras de impacto, perto do polo sul lunar.
Boas observações da região próxima do polo sul lunar são muito difíceis de serem executadas, quando feitas a partir da Terra, pois algumas partes das formações estão constantemente escondidas atrás de montanhas e paredes altas de crateras. O movimento de libração em latitude lunar é fundamental para facilitar as observações dessa região.
MORETUS é originalmente uma cratera de formato circular. Porém, a partir de nosso ponto de vista da Terra, por causa de sua posição próxima à região limítrofe do limbo lunar sul, essa cratera aparenta forma elíptica. O meridiano principal da Lua (latitude 0o) passa pela extremidade leste da borda externa de MORETUS.
MORETUS é circundada pelas crateras CYSATUS (ao norte), SHORT (ao sul), CURTIUS (a nordeste) e GRUEMBERGER (a noroeste).
Foto: Lua cheia mostrando a área de abrangência da foto de MORETUS, que será mostrada adiante, juntamente com o perfil altimétrico da bela cratera. Foto e perfil por VTOL.
Foto: A destacada cratera de morfologia complexa MORETUS, localizada próxima do limbo lunar sul, na região das terras altas cravejadas por crateras de impactos de todos os tamanhos e idades. Foto executada por VTOL em 08 de julho de 2012, 04:04:02.
Foto executada com apenas 1 frame em 01 de maio de 2013, 03:46:02 (06:46:02 UT).
Foto executada com apenas 1 frame em 11 de abril de 2012, 03:04:06 (06:04:06 UT).
Foto executada com apenas 1 frame em 01 de maio de 2013, 03:47:14 (06:47:14 UT).