Informações sobre a Foto
BACIAS DE IMPACTO.
Bacias de Impacto:
Bacias são formações causadas pelos maiores impactos ocorridos na Lua. Impactos de enorme calibre criaram crateras gigantes com centenas ou até milhares de quilômetros de diâmetro. O interior e o exterior dessas formações são bem diferentes das crateras normais e, por isso mesmo, receberam um nome diferenciado.
Essas crateras de tamanho extremamente grande, posteriormente, foram inundadas por massivos volumes lava basáltica que escaparam do interior da Lua através de rachaduras na crosta. As rachaduras foram causadas pelos enormes impactos que criaram as bacias. Isso culminou com a formação dos grandes mares lunares de lava escura (do latim maria, singular mare), que são as maiores paisagens de origem vulcânica da Lua. Dessa forma, somente algumas partes dos desenhos originais dessas bacias ficaram visíveis.
As bacias eram, originariamente, depressões profundas, mas depois receberam grandes inundações de lava basáltica que criaram os mares, o que as tornou mais rasas. Elas estão entre as mais antigas formações lunares. As bacias foram fortemente modificadas, tanto que, às vezes, algumas são difíceis de detectar, como a bacia SCHILLER-ZUCCHIUS, somente descoberta na década de 1960.
Morfologia das bacias de impacto:
As características que identificam uma cratera do tipo complexo (paredes internas estruturadas em terraços e pico central) são fortemente transformadas quando se trata de bacias. A transição ocorre na faixa dos 300 Km de diâmetro.
Nas bacias de grande diâmetro, o pico central desaparece e são formados múltiplos anéis concêntricos, como se fosse um alvo. Bacias com morfologia de múltiplos anéis foram as maiores crateras de impacto da Lua e algumas delas estão entre as mais antigas. O reconhecimento dos anéis das bacias lunares foi um dos mais importantes avanços na compreensão da estrutura do nosso satélite natural.
Foto: Os arcos concêntricos em amarelo estão representando parte dos anéis da bacia NECTARIS. O mar de lavas propriamente dito (Mare NECTARIS) concentrou-se apenas na área interna do anel central. Os anéis da bacia foram suplantados por impactos subsequentes, que “camuflaram” suas existências, sobrando apenas algumas pistas, como a grande escarpa curvilínea Rupes ALTAI (480 Km de extensão), na borda do arco maior. Norte para direita. Foto executada com apenas 1 frame em 22 de fevereiro de 2011, 02:28:22.