Informações sobre a Foto
A jovem, brilhante e proeminente Cratera Byrgius A.
Imagem: As crateras Byrgius D, BYRGIUS e Byrgius A, fotografadas em voo orbital pela sonda lunar robótica LRO da NASA.
Byrgius A é uma jovem e profunda cratera de impacto, localizada próximo do limbo lunar sudoeste, criada provavelmente no período Copernicano (Copernican: 1,1 bilhão de anos atrás até os dias atuais), com 19 Km de diâmetro e 4,5 Km de profundidade.
Byrgius A apresenta um destacado e longo sistema de raios brilhantes que se extende por centenas de kilômetros, em todas as direções. O impacto relativamente recente que escavou esta bela cratera, ejetou para o exterior muito material fresco com altíssima velocidade, para todas as direções, criando numerosos caminhamentos de raios brilhantes por longas distâncias. Com o tempo a radiação do Sol vai escurecer o sistema de raios brilhantes, mas demorará muito antes que isso aconteça.
Imagem: Byrgius D, BYRGIUS e Byrgius A fotografadas em voo orbital pela sonda lunar robótica americana Lunar Orbiter 4 da NASA.
A jovem cratera Byrgius A apresenta encostas íngremes e seu aro é circundado por um baluarte criado por materiais escavados durante o impacto. O piso interno de Byrgius A é relativamente plano, porém irregular e rugoso, devido aos materiais que deslizaram pelas encostas das paredes internas. As superfícies das encostas das paredes internas são cobertas por materiais frescos com alto albedo. Observando fotos de Byrgius A feitas pela sonda lunar robótica LRO da NASA, podemos verificar que no fundo do centro do piso interno existe resquícios de minúsculos montes.
O forte impacto que criou Byrgius A aconteceu num relevo desnivelado (coordenadas selenográficas LAT: 24.5° S, LON: 63.7° W), por sobre a encosta leste do aro da antiga cratera BYRGIUS (diâmetro: 87 Km, profundidade: 2,13 Km, coordenadas selenográficas: LAT: 24.7°S, LON: 65.3°W).
Por sua vez, a cratera BYRGIUS que hospeda Byrgius A em sua borda leste, apresenta-se como uma formação maior e mais velha que Byrgius A, de piso relativamente plano e com bordas desgastadas e falhadas. A encosta noroeste de BYRGIUS hospeda o impacto da cratera Byrgius D (diâmetro: 27 Km).
A cratera BYRGIUS e suas crateras satélites (Byrgius A, Byrgius B, etc) homenageiam o matemático Jost Bürgi (1552 - 1632), que foi um relojoeiro suíço que fabricava instrumentos astronômicos.
Imagem: O perfil altimétrico W - E da jovem cratera Byrgius A - LRO QuickMap.
Foto executada com apenas 1 frame em 13 de maio de 2014, 23:06:46 (02:06:46 UT).