Informações sobre a Foto
Crateras RITTER e SABINE.
Cratera RITTER:
Diâmetro: 29 Km;
Profundidade: 1,3 Km;
Coordenadas Selenográficas: LAT: 02° 00′ 00″ N, LON: 019° 12′ 00″ E.
Melhor período para observação: 5 dias após à fase Lua nova ou 4 dias após à Lua cheia.
Período Geológico Lunar: Provavelmente do período Ímbrico (de 3,85 bilhões até 3,2 bilhões de anos atrás).
Quem foi RITTER? O nome RITTER homenageia 2 personalidades:
Carl Ritter (1779 - 1859) foi um geógrafo alemão. Junto com Alexander von Humboldt, ele é considerado um dos fundadores da geografia moderna.
August Ritter (1826 - 1908) foi um engenheiro civil alemão, mais conhecido como o autor do método de Ritter, uma metodologia de fazer cálculos para os arcos de pontes e telhados.
RITTER é uma cratera de impacto de morfologia complexa, caracterizada como uma formação relativamente circular com bordas externas irregulares e não muito altas, apresentando piso interno irregular, ondulado, com a presença de pequenas marcas de canais que formam anéis concêntricos com o aro, pequenos montes ou cristas e minúsculas crateras. As paredes internas deslizaram em direção ao piso interno.
RITTER está localizada junto à orla sudoeste do Mare TRANQUILLITATIS. Essa interessante cratera forma uma destacada dupla com a cratera SABINE, com a qual apresenta semelhança em muitos aspectos.
Próximo à borda norte de RITTER está o alinhamento, no sentido sul -norte, das crateras Ritter C (diâmetro: 14 Km), Ritter B (diâmetro: 14 Km) e Ritter D (diâmetro: 7 Km). A noroeste de RITTER está a jovem cratera DIONYSIUS (diâmetro: 18 Km, profundidade: 1,2 Km). A sudoeste está a cratera SCHMIDT (diâmetro: 11 Km, profundidade: 2,3 Km).
Cratera SABINE:
Diâmetro: 30 Km;
Profundidade: 1,4 Km;
Coordenadas Selenográficas: LAT: 01° 24′ 00″ N, LON: 020° 06′ 00″ E.
Melhor período para observação: 5 dias após à fase Lua nova ou 4 dias após à Lua cheia.
Período Geológico Lunar: Provavelmente do período Ímbrico inferior (de 3,85 bilhões até 3,8 bilhões de anos atrás).
Quem foi SABINE? General Sir Edward Sabine (1788 - 1883) foi um astrônomo, geofísico, ornitólogo, explorador e militar irlandês. Também foi o trigésimo presidente da Royal Society de Londres.
SABINE é uma cratera de impacto de morfologia complexa, com borda externa relativamente circular, apresentando paredes internas estruturadas em terraços, com piso interno de superfície irregular e ondulada. No piso interno também hospedam-se minúsculas crateras e um pequeno monte, além da presença de uma espécie de escarpa concêntrica com a parede interna, ao longo de toda a metade do aro oeste.
SABINE forma um interessante par e se assemelha muito, com a cratera RITTER, que está localizada quase borda a borda (separadas por apenas 3 Km entre o topo dos aros) no lado noroeste. Junto à borda oeste de SABINE está localizada a pequena cratera Sabine A (diâmetro: 4 Km). A cerca de 85 Km a leste-sudeste esta a “Tranquility Base” (Base do Mar da Tranquilidade), onde foi o local de alunissagem da missão APOLLO 11 e os primeiros humanos caminharam na Lua.
Composição fotográfia: Por sobre a foto com apenas 1 frame executada por VTOL, estão os quadros com fotos orbitais das crateras RITTER e SABINE, feitas pela missão APOLLO 11 e pela sonda lunar robótica LRO da NASA.
Foto (Norte para a direita) executada com apenas 1 frame em 22 de fevereiro de 2011, 02:28:50.