Informações sobre a Foto
RIMAE PLINIUS - sistema de canais de origem tectônica.
RIMAE PLINIUS:
Sistema composto por 3 canais lineares finos.
Período Geológico Lunar: Provavelmente Ímbrico (de 3,85 bilhões até 3,2 bilhões de anos atrás).
Melhor período para observação: 5 dias após a Lua nova ou 4 dias após a Lua cheia.
Imagem: RIMAE PLINIUS fotografada em voo orbital pela sonda lunar robótica LRO da NASA.
Imagem: Lua cheia apresentando a abrangência da fotografia que enfoca a RIMAE PLINIUS - VTOL.
Rimae PLINIUS é um conjunto composto por 3 finos canais lineares ou longitudinais (canais de origem tectônica), quase paralelos, localizado no “gap” existente entre o Mare SERENITATIS e o Mare TRANQUILLITATIS, e entre o Promontorium ARCHERUSIA, que está a oeste e o Mons ARGAEUS, que está a leste.
O maior canal, que fica mais ao sul, tem cerca de 140 Km de comprimento, 4,5 Km de largura média e aproximadamente 400 m de profundidade. Do lado da encosta norte da cratera PLINIUS (de onde esse sistema de canais foi nominado), os materiais ejetados durante o impacto que criou essa cratera, atravessam o maior canal do sistema Rimae PLINIUS, mais ou menos na sua metade.
Esse interessante sistema de canais de origem tectônica recebeu seu nome originário da Cratera PLINIUS (diâmetro: 43 Km, profundidade: 3,1 Km). O nome homenageia Gaius Plinius Secundus (23 - 79), que foi um autor romano, naturalista e filósofo, além de comandante naval e do exército, do início do Império Romano. Plinius foi amigo pessoal do imperador Vespasiano.
Fotos executadas com apenas 1 frame em 10 e 11 de abril de 2012, 04:08:06 e 02:53:28.
Foto executada com apenas 1 frame em 11 de abril de 2012, 02:53:28 (05:53:28 UT).