Informações sobre a Foto
O proeminente e isolado Mons PITON.
Mons PITON é um monte lunar isolado, que está localizado na parte leste do Mare IMBRIUM, a cerca de 90 Km da cratera Cassini, que está a posicionada do seu lado leste. As coordenadas selenográficas desta bela formação são LAT: 40,6° N; LON: 1.1° W. Mons PITON possui dimensões de aproximadamente de 25 Km X 25 Km em sua base e uma altitude com cerca de 2,25 Km em relação à superfície circundante.
Por ser uma formação isolada no Mare IMBRIUM, Mons PITON pode formar sombras com muito destaque, quando iluminado pela luz do Sol em posição oblíqua, durante o amanhecer ou ao anoitecer lunar.
Há um par de "minúsculas crateras satélites" próximas ao Mons PITON, posicionadas logo ao sul, que são Piton A (diam: 6 Km, LAT: 39.8º N; LON: 01.0º W) e Piton B (diam: 5 Km; LAT: 39º N; LON: 0.1º W). A cratera situada a noroeste de Mons PITON, que tem 13 Km de diâmetro, é chamada PIAZZI SMYTH.
Mons PITON foi nomeado em homenagem a uma montanha na Ilha de Tenerife, a maior e mais populosa das 7 ilhas que compõem o arquipélago espanhol das Canárias.
Existe um outro monte isolado, que se destaca à noroeste de Mons PITON. Esse monte está localizado na borda sul da cratera fantasma extraoficialmente conhecida como Ancient Newton. Estamos falando do Mons PICO.
Mons PICO é um “rochedo” que emerge das lavas do Mare IMBRIUM. Mons PICO é um destacado monte isolado, com dimensões na base em torno de 15 Km x 25 km e altura máxima de 2,5 Km. A forma de sua base é orientada longitudinalmente na direção noroeste-sudeste. O referido monte forma sombras destacadas quando iluminado obliquamente pelo Sol. A pequena montanha posicionada ao sul de Mons PICO, que é orientada longitudinalmente na direção sudoeste-nordeste, é conhecida como Pico B.
Foto executada com apenas 1 frame em 26 de maio de 2015, 20:08:58 (23:08:58 UT).