Informações sobre a Foto
O destacado sistema de cristas Dorsa SMIRNOV.
Paralelo à margem leste do Mare SERENITATIS, orientado no sentido Norte - Sul, existe um destacado sistema de estrias rugosas, sinuosas e contínuas, constituídas por cristas protuberantes de lava basáltica endurecida. Esse sistema de estrias existente por sobre a superfície plana do Mare SERENITATIS é conhecido como DORSA SMIRNOV (coordenadas selenográficas: LAT: 25o N, LON: 25o E).
O nome desse sistema de estrias rugosas (Dorsa) é em homenagem ao naturalista soviético Sergei S. Smirnov (1895 - 1947).
Dorsum (plural, Dorsa) ou cristas são falhas como se fossem veias salientes que serpenteiam por sob a pele. Essas falhas tem perfil transversal arredondado, pouca altura e foram criadas por lavas da superfície que resfriaram e se contraíram. Dorsum são falhas definidas como protuberâncias ou rugas de perfil baixo, formadas quando os mares de lava solidificaram nas bacias, forçando partes externas a se contrair, fraturar e deslizar ao longo da superfície.
Os mares de lava parecem simplesmente planos, mas quando a luz está obliqua (com o Sol nascendo ou se pondo, ou seja, próximo do terminadouro - como na foto apresentada), longas cristas de lava basáltica endurecida muitas vezes se tornam visíveis.
Foto executada com apenas 1 frame em 11 de abril de 2012, 03:00:30 (06:00:30 UT).