Astronautas Mortos Imortalizados na Lua
Os astronautas do ônibus espacial Challenger são imortalizados na Lua:
Apollo é o nome de uma bacia de impacto com 524 km de diâmetro, localizada no interior da gigante bacia Aitken, no polo sul da Lua. Apollo também é uma região identificada como de interesse pela NASA, para o quase finado Programa Constellation, como um local interessante para uma futura exploração lunar tripulada. A Região de interesse do Programa Constellation está localizada no canto sudoeste do mar de lava que preenche uma bacia dentro da outra (bacia Apollo dentro da bacia Aitken).
Com a perda do ônibus espacial (Space Shuttle) Challenger, em 28 de janeiro de 1986, sete crateras na borda leste da bacia, foram nomeados pela União Astronômica internacional (IAU), em memória de sua tripulação.
Os nomes são: Gregory Jarvis, Christa McAuliffe, Ronald McNair, Ellison Onizuka, Judith Resnik, Dick Scobee, Michael Smith.
Foto: Os imortais astronautas da Missão Challenger / NASA.
Foto: Crateras no centro da bacia Apollo (LAT: 36° S, LON: 209° E), “batizadas” com os nomes dos astronautas do ônibus espacial Challenger ( mosaico LROC, utilizando WAC – largura: 190 km) / [NASA / GSFC / Arizona State University].
Crateras Lunares são provisoriamente “batizadas” com os nomes dos astronautas do “Space Shuttle” Columbia.
Os nomes de sete crateras lunares também localizadas na bacia Apollo, foram provisoriamente aprovados pela União Astronômica Internacional (IAU) para homenagear os sete astronautas “Space Shuttle” Columbia, mortos no acidente de 01 de fevereiro de 2003.
Os nomes são: Husband, McCool, Chawla, L. Clark, M. Anderson, D. Brown, Ramon.
Foto: Os imortais astronautas da Missão Columbia / NASA.
Note-se que as primeiras letras das iniciais foram usadas para Anderson, Brown e Clark, para distingui-los dos nomes de outras crateras já existentes na Lua, que honram as memórias de personalidades com sobrenomes iguais aos dos astronautas.
Foto: - fonte: USGS Astrogeology Center.