Veja a video-palestra do selenógrafo e colaborador do VTOL João França no "CAMPUS PARTY 2012" - saiba mais:
"Trabalhos e Descobertas de um pequeno Observatório Lunar".
Essa palestra narra as atividades do Vaz Tolentino Observatório Lunar, mostrando os talentos astronômicos que brotam da terra Brasilis, ficando evidente que o estudo do céu está muito mais à mão do que podemos supor.
O trabalho realizado em plena região urbana, sem um sítio privilegiado, democratiza a prática da astronomia e aproxima a sociedade da ciência de forma inequívoca. Sempre vale à pena salientar que os equipamentos utilizados são de manuseio simples e descomplicados, acessíveis à qualquer pessoa, democratizando o fazer científico.
Fica evidenciado também, o talento inequívoco do palestrante, que descreve a topografia lunar com rara desenvoltura, em um evento de grande magnitude como esse encontro de tecnologia, intitulado Campus Party que, nessa edição de 2012, teve 90 mil participantes durante 5 dias. É quando a democratização e divulgação da ciência para tantas pessoas vai ao encontro do fazer ciência no quintal de casa, ou seja, a socialização do saber, uma quase utopia Marxista e dever de quem produz conhecimento.
Por favor, acessem o seguinte
Muito obrigado!