Usa Flag / English Version Bandeira do Brasil / Versão em Português
CURRENT MOON
Lua atual

Um enorme meteorito é encontrado na China em 16 de julho de 2011 !

23/07/2011

Embora o local exato do meteorito recém-encontrado não tenha sido anunciado, sua localização parece ser a região de fronteira montanhosa da província chinesa Xinjiang Uyghur (noroeste da China).

                                                     

Relatos detalhados sobre uma pedra maciça, de forma estranha e colorida nas remotas Montanhas Altai da província Xinjiang Uygur (no noroeste da China) chamou a atenção do especialista em meteoritos do Planetário de Pequim, Prof. Baolin Zhang. Então, no início deste mês, ele montou uma pequena equipe para verificar a veracidade desses relatos em primeira mão. A trilha até o local foi árdua e fria, envolvendo um jipe alugado, cavalos emprestados, um camelo para atravessar terrenos acidentados e rios gelados.

Na tarde de 16 de julho, depois de atingir uma crista montanhosa com 2.900 m de altitude, Zhang e sua equipe finalmente encontraram o seu objetivo: uma grande pedra marrom-escura, encaixada numa saliência no chão. Levou apenas alguns minutos para o Prof. Zhang perceber o que eles tinham encontrado. "Este é um meteorito de ferro enorme.", exclamou enquanto câmeras registraram a cena.

A equipe do prof. Zhang mediu o meteorito de ferro encontrado naquela região remota e montanhosa. Segundo o Prof. Zhang, o objeto metálico retangular tem uma massa estimada de 25 toneladas ou mais. Esta estimativa baseia-se notamanho da porção aparente do meteorito acima do solo, que possui 2,3m de comprimento e cerca de 1,15m de largura.

                                          

Foto: o meteorito encontrado em 16/07/2011 nas montahas da província de  Xinjiang Uygur (no noroeste da China).

Este enorme achado poderá ser classificado como um dos maiores meteoritos conhecidos, talvez até superando aquele que é apontado atualmente como recordista da China, o meteorito de ferro Armanty de 28 toneladas, encontrado na mesma região de Xinjiang, em 1898

Aparentemente, a existência da grande pedra já era bem conhecida entre os nativos montanheses há décadas, pois existiam rabiscos (datados até de 1980), pichações e até marcas de serra que expunham o interior. 

                                                

                                                Foto: antigos rabiscos e pichações na superfície do meteorito datadas de 1980.

Em seu relatório, o prof. Zhang afirmou: “A superfície é prateada e brilhante e eu posso ver claramente exposta não só a composição do ferro-níquel, mas também as linhas de grade única", chamado de "padrão Widmanstätten", que são comuns entre os meteoritos de ferro. 

Curiosamente, o meteorito está preso numa saliência embaixo de uma laje de granito ainda maior e, aparentemente, ambos foram arrastados para seus locais atuais há muito tempo atrás por geleiras. Ainda não está claro quando ou como a nova pedra maciça de Xinjiang será escavado. O antigo meteorito de ferro Armanty, está em exibição na área externa do Museu de  Geologia e Mineralogia de Xinjiang.

                                                                 

                                                                 Foto: Meteorito Armanty, o maior da China e o 4o do mundo (28 ton).

Possívelmente, o novo meteorito de Xinjiang e o antigo Armanty fazem parte da queda de um mesmo objeto. Testes em laboratório revelarão em breve se são irmãos ou corpos independentes que caíram na Terra, vindos do espaço interplanetário.

FonteSkyandTelescope.com's Weekly Bulletin.

Bo

O Boletim Observe! do mês de ...
O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024.
Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024 está disponível no endereço eletrônico mencionado a seguir: http://www.geocities.ws/costeira1/neoa/observe.pdf Leia a edição ... Leia mais

Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024 está ... Leia mais
05/01/2024
Tv

Eclipse Solar 14/10/2023 - Marcelo ...
Eclipse Solar 14/10/2023 - Marcelo Tavares / BH
Seguem as fotos tiradas do Eclipse Solar de 14/10/2023. Infelizmente não foi possível fotografar o final do evento devido o surgimento de nuvens espessas. Foi utilizado um telescópio Celestron Astromaster LT 80 AZ e filtro ... Leia mais

Seguem as fotos tiradas do Eclipse Solar de 14/10/2023. Infelizmente não foi ... Leia mais
15/10/2023
Jm

Eclipse Solar 14/10:2023 - João ...
Eclipse Solar 14/10:2023 - João Marcos / BH
Imagens obtidas em expedição na cidade de Juazeiro do Norte / CE.

Imagens obtidas em expedição na cidade de Juazeiro do Norte / CE.
15/10/2023