Usa Flag / English Version Bandeira do Brasil / Versão em Português
CURRENT MOON
Lua atual

20 ANOS SEM JEAN NICOLINI.

11/07/2011

 

20 ANOS SEM JEAN NICOLINI

(1922-1991)

Por Nelson  Travnik

 

 

Seu nome está perpetuado no Observatório Municipal de Campinas,SP, na rodovia Americana-Nova Odessa,SP, no Dicionário Enciclopédico de Astronomia e Astronáutica, 2ª  edição de Ronaldo R.F. Mourão e na galeria dos laureados pela Sociedade Astronômica da França, SAF.

 

FATALIDADE

 

Mal podíamos acreditar nas noticias vindas de Americana,SP, naquela tarde de 23 de julho de 1991.  Ao se dirigir ao Observatório Municipal de Americana que ele ajudou a fundar em 1985, já na entrada da cidade, seu Volkswagen teve o pneu traseiro furado fazendo com que colidisse violentamente de encontro a mureta de concreto de uma ponte. Pessoas que acorreram ao local já o encontraram morto. Com 69 anos, em pleno auge de sua produção científica e pedagógica Nicolini se despedia do nosso convívio.

 

UMA VIDA DEDICADA A ASTRONOMIA

 

Leitor voraz de história antiga e arqueologia, astronomia contudo era a razão de sua existência, o Sol que banhava sua fronte. Em 15 de outubro de 1948 com 26 anos, Nicolini fundava em São Paulo na Vila Olímpia o seu Observatório do Capricórnio. Mais tarde ele seria transferido para Atibaia e por fim em 1976 incorporado por convênio ao  Observatório Municipal de Campinas. Fui então na ocasião convidado por Nicolini com o endosso do prefeito Lauro P. Gonçalves, amador de astronomia, para trabalhar em Campinas.

 

PRODUÇÃO CIENTÍFICA – HOMENAGENS

 

Por suas observações dos planetas Vênus e Marte foi laureado pela SAF com o premio “George Bidault d’ Isle”  consistindo em uma medalha de prata entregue em sessão solene no auditório do Planetário do Ibirapuera,SP, pelo astrônomo francês Delhave. Participou como membro ativo das SAF, ALPO, BAA e colaborou com o Observatório de Meudon, França, na determinação do período de rotação de Vênus. Participou do “International Mars Comitee” em 1954 para elaboração do mapa meteorológico de Marte. Desde 1961 até 1991 foi “Standard Observer” pela AAVSO. Foi observador credenciado pela NASA-JPL e o Smithsonian Institution no projeto “LION” para observação de TLP’s durante o projeto Apollo. Publicou dois livros : ‘Marte, o planeta do Mistério’ e ‘Manual do Astrônomo Amador’, editora Papirus, este último ainda hoje uma referência para os astrônomos amadores . Desempenhou inúmeros cargos em associações nacionais e internacionais.

 

UM GRANDE INCENTIVADOR

 

Nicolini foi co-fundador da Associação de Amadores de Astronomia de São Paulo, AAA, (1949), da Sociedade Interplanetária Brasileira, SIB, (1952), da Sociedade Brasileira de Selenografia, SBS, (1956), e da União Brasileira de Astronomia, UBA, (1970). Entre seus maiores colaboradores  destacavam-se Rubens de Azevedo, Rômulo Argentiere e Frederico Funari.

Graças ao seu conhecimento e atenção com todas as pessoas que o procuravam, despertou inúmeras vocações. Nunca deixava de responder uma carta. Uma das mais profícuas foi aquela que motivou o físico Rogério Marcon da Unicamp a se dedicar a heliofísica tornando um dos maiores pesquisadores brasileiros nessa área. Marcon criou mais tarde o seu Observatório Solar B. Lyot dedicado a memória de Nicolini. Soube como poucos honrar com seus trabalhos a ciência astronômica. Seu nome continua sendo uma referência e um exemplo para todos os discípulos de Urânia. Dizem que ao lado de um grande homem está uma grande mulher. Jean era casado com Áurea Nicolini, esposa devotada e fiel colaboradora. Teve dois filhos : Ulisses, já falecido e Leonardo.

 

Nelson Travnik é astrônomo nos observatórios municipais de Americana e Piracicaba e Membro Titular da Sociedade Astronômica da França.

Bo

O Boletim Observe! do mês de ...
O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024.
Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024 está disponível no endereço eletrônico mencionado a seguir: http://www.geocities.ws/costeira1/neoa/observe.pdf Leia a edição ... Leia mais

Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024 está ... Leia mais
05/01/2024
Tv

Eclipse Solar 14/10/2023 - Marcelo ...
Eclipse Solar 14/10/2023 - Marcelo Tavares / BH
Seguem as fotos tiradas do Eclipse Solar de 14/10/2023. Infelizmente não foi possível fotografar o final do evento devido o surgimento de nuvens espessas. Foi utilizado um telescópio Celestron Astromaster LT 80 AZ e filtro ... Leia mais

Seguem as fotos tiradas do Eclipse Solar de 14/10/2023. Infelizmente não foi ... Leia mais
15/10/2023
Jm

Eclipse Solar 14/10:2023 - João ...
Eclipse Solar 14/10:2023 - João Marcos / BH
Imagens obtidas em expedição na cidade de Juazeiro do Norte / CE.

Imagens obtidas em expedição na cidade de Juazeiro do Norte / CE.
15/10/2023