Usa Flag / English Version Bandeira do Brasil / Versão em Português
CURRENT MOON
Lua atual

Palestra e Exposição de Meteoritos - Colégio Marista Dom Silvério.

Iau_logo
13/11/2019

Projeto Mundial - Dia da Astronomia nas EscolasPalestra e Exposição de Meteoritos - Colégio Marista Dom Silvério , BH/MG.

Fizemos nossa parte para participar do projeto "Dia da Astronomia nas Escolas", anunciado pela presidente da IAU (International Astronomical Union), Ewine van Dishoeck, na recente Conferência IAU atroEDU12, no ESO Supernova (Alemanha).

A iniciativa "Dia da Astronomia nas Escolas", que ocorre durante a semana de 10 a 17 de novembro de 2019, é um Projeto Global IAU100 (International Astronomical Union - 100 anos:  1919 - 2019) com a visão de mobilizar a comunidade astronômica munidal para organizar atividades nas escolas. Esta é uma oportunidade especial para os alunos interagirem e se envolverem diretamente com os astrônomos em suas comunidades e aprenderem sobre o importante papel da astronomia em nossas vidas.

Nossa parte para participar nesse belo, importante e interessante projeto mundial, foi ministrar uma palestra intitulada "Sobre Meteoritos - Mensageiros Espaciais", seguida de uma exposição com mais de 80 espécimes de Meteoritos das três classes: (aerólitos, sideritos e siderólitos, com destaque para os meteoritos lunares e marcianos).

O evento aconteceu em 13 de novembro de 2019, no Teatro do Colégio Marista Dom Silvério, rua lavras, 200, Belo Horizonte / MG, para alunos de ciências do prof. Luiz Stancioli. Aproximadamente 110 crianças assistiram à palestra e visitaram a exposição. Ao final do evento, foram sorteados 3 meteoritos para os presentes.

A missão do Prof. Vaz Tolentino para ministrar a palestra e organizar a exposição dos meteoritos, só foi possível com a colaboração e apoio dos Comandantes Fernando Roque e Challison Lamounier.

Duas fotos do nosso evento brasileiro foram publicadas no álbum de fotos do IAU Office for Astronomy Outreach (Escritório da União Internacional de Astronomia para divulgação astronômica), do projeto IAU100 Astronomy Day in Schools:

https://www.flickr.com/photos/161571186@N03/49148307973/in/album-72157711979885508/

https://www.flickr.com/photos/161571186@N03/49148798561/in/album-72157711979885508/

Abaixo está o registro do evento no website da IAU100 (https://www.iau-100.org/events):

Mapa de eventos do projeto IAU100:

Vejam abaixo, todas as fotos do interessante evento envolvendo meteoritos:

Foto: Prof. Vaz Tolentino ministrando a palestra "Sobre Meteoritos - Mensageiros Espaciais", para os alunos Maristas.

Foto (da esquerda para a direita): Os Comandantes Fernando Roque e Challison Lamounier, conversando com o Prof. Luiz Stancioli.

Foto: O Prof. vaz Tolentino e alunos maristas durante a exposição de meteoritos.

Mais fotos do evento abaixo.....

 

Palestra:Sobre Meteoritos – Mensageiros Espaciais”.

Conteúdo da Palestra:

O que são Meteoritos?

- Quais as origens dos Meteoritos?

- Sobre Marte, Lua, Asteroides e Cometas.

- Os Meteoroides, Meteoros/Bólidos e Meteoritos

- Bombardeamento cósmico pesado do passado (entre 4,1 e 3,8 bilhões de anos atrás – Lua, Terra e Planetas).

- Crateras de Impacto Terrestres - a Cratera Barringer.

- Meteorito com status “achado” e com status “queda assistida”.

- Classificação dos Meteoritos (Aerólitos/Rochosos, Sideritos/Metálicos (liga ferro-níquel) e Siderólitos/Mistos) e percentual da existência de cada tipo.

- Características para a Identificação básica dos 3 tipos dos Meteoritos (Rochosos: interior com grãos metálicos circundados por manchas marrons, interior com côndrulos, crosta de fusão, interior claro, pouco resistentes ao intemperismo, regmaglitos , magnetismo - Metálicos e Mistos: interior metálico / metal com rochas (olivinas), estrutura de Widmanstätten, densidade elevada, encontrados com detectores de metais, crosta de fusão, magnetismo, resistentes ao intemperismo, regmaglitos, forma indefinida, etc.).

- O maior Meteorito do mundo (Hoba West – Namíbia).

- O maior Meteorito brasileiro (Bedengó).

- Quem estuda os Meteoritos (astrônomos, geólogos, biólogos, paleontólogos e químicos).

- O estudo dos Meteoritos (Os objetos mais antigos que alguém pode tocar  – alguns possuem cerca de 4,56 bilhões de anos) - “memória” química, informações sobre a composição da Nebulosa Solar, informações sobre a criação e evolução do Sistema Solar – planetas, luas, asteroides, cometas, etc, etc.

- Originalidade (primitivismo) X diferenciação magmática.

- Materiais extraterrestres existentes na Terra.

- O uso do ferro meteorítico na antiguidade.

- O que se atribui aos Meteoritos:

   >  Água na Terra (Meteoritos gigantes - Cometas).

   > Formação da vida na Terra (Meteoritos carbonáceos – matéria orgânica abiótica - aminoácidos, hidrocarbonetosa, etc).

   > Extinções de espécies (queda de meteorito gigante no final do período cretáceo – 65 milhões de anos atrás – extinção dos dinossauros).

   > Evolução das espécies (Meteoritos gigantes - Asteroides e Cometas - colidiram no passado com a Terra,, levando à mudanças climáticas e geológicas, que influenciaram na evolução das espécies).

- Exposição com mais de 80 espécimes de meteoritos (aerólitos, sideritos e siderólitos), incluindo meteoritos lunares e marcianos.

Bo

O Boletim Observe! do mês de ...
O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024.
Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024 está disponível no endereço eletrônico mencionado a seguir: http://www.geocities.ws/costeira1/neoa/observe.pdf Leia a edição ... Leia mais

Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024 está ... Leia mais
05/01/2024
Tv

Eclipse Solar 14/10/2023 - Marcelo ...
Eclipse Solar 14/10/2023 - Marcelo Tavares / BH
Seguem as fotos tiradas do Eclipse Solar de 14/10/2023. Infelizmente não foi possível fotografar o final do evento devido o surgimento de nuvens espessas. Foi utilizado um telescópio Celestron Astromaster LT 80 AZ e filtro ... Leia mais

Seguem as fotos tiradas do Eclipse Solar de 14/10/2023. Infelizmente não foi ... Leia mais
15/10/2023
Jm

Eclipse Solar 14/10:2023 - João ...
Eclipse Solar 14/10:2023 - João Marcos / BH
Imagens obtidas em expedição na cidade de Juazeiro do Norte / CE.

Imagens obtidas em expedição na cidade de Juazeiro do Norte / CE.
15/10/2023