Usa Flag / English Version Bandeira do Brasil / Versão em Português
CURRENT MOON
Lua atual

O NOVO TELESCÓPIO DO OBSERVATÓRIO !

05/01/2011

O Vaz Tolentino Observatório Lunar acaba de acrescentar ao acervo de equipamentos o seu mais novo Telescópio. Trata-se de um Refrator Apocromático ORION Premium 102mm. Pela sua portabilidade, será utilizado como equipamento de campo e viagens, para sessões de observação e fotos do Sistema Solar !

                         

Optamos pela excelente montagem Alt-Azimutal SkyWatcher AZ4 para acompanhar o ORION Premium 102 APO.

 

                        

Equipamos o novo telescópio com uma diagonal dielétrica de 2" da ORION, uma mira "green laser" e outra mira "red dot finder" de luxe.

 

                        

O telescópio chegou com bastante poeira, mas já providenciamos uma cuidadosa limpeza.

 

                    

O equipamento veio numa elegante caixa de alumínio preto da ORION, que deve ser adquirida separadamente, pois esse modelo de telescópio, ao contrário de outros APOs, não inclui a maleta de transporte como parte do pacote de compra.

 

                       

Vista traseira do ORION Premium 102mm ED APO, vendo-se a diagonal dielétrica, o focalizador de duas velocidades, a "green laser finder" e a "red dot finder de luxe". 

O ORION Premium 102 tem "dew shield" (cilindro frontal protetor contra orvalho) móvel, ou seja, desliza para frente e para trás, diminuindo seu volume para transporte. Tem também, seu conjunto do aparelho de foco do tipo rotativo, para facilitar posições de uso de câmeras fotográficas.

Agora, o "AstroArsenal" do Vaz Tolentino Observatório Lunar conta, na categoria apocromáticos, com 5 excelentes equipamentos.

Ainda não tivemos oportunidade de testar o novo conjunto por causa do constante mau tempo aqui em Belo Horizonte. Vamos aguardar.....

Bo

O Boletim Observe! do mês de ...
O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024.
Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024 está disponível no endereço eletrônico mencionado a seguir: http://www.geocities.ws/costeira1/neoa/observe.pdf Leia a edição ... Leia mais

Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024 está ... Leia mais
05/01/2024
Tv

Eclipse Solar 14/10/2023 - Marcelo ...
Eclipse Solar 14/10/2023 - Marcelo Tavares / BH
Seguem as fotos tiradas do Eclipse Solar de 14/10/2023. Infelizmente não foi possível fotografar o final do evento devido o surgimento de nuvens espessas. Foi utilizado um telescópio Celestron Astromaster LT 80 AZ e filtro ... Leia mais

Seguem as fotos tiradas do Eclipse Solar de 14/10/2023. Infelizmente não foi ... Leia mais
15/10/2023
Jm

Eclipse Solar 14/10:2023 - João ...
Eclipse Solar 14/10:2023 - João Marcos / BH
Imagens obtidas em expedição na cidade de Juazeiro do Norte / CE.

Imagens obtidas em expedição na cidade de Juazeiro do Norte / CE.
15/10/2023