Usa Flag / English Version Bandeira do Brasil / Versão em Português
CURRENT MOON
Lua atual

Ultrapassamos 300.000 visitas !!!

Logo_teste_8
04/03/2016

Salve, salve! 

Ultrapassamos 300.000 visitas !!!

O Observatório Lunar Vaz Tolentino colocou seu website no ar em fevereiro de 2011. Desde então, recebemos mais de 300.000 visitas, vindas de dezenas de países.

Gostaríamos muito de agradecer, de maneira sincera, a todos aqueles que nos visitaram ao longo desses últimos 5 anos. E muito obrigado a você também, que nos visita agora, pois você é o grande motivo que nos leva a divulgar a cultura selenográfica.

A Lua é o objeto de estudos e pesquisas de nossas vidas. Logo, trabalhamos no sentido de tirar a Selenografia da condição de "ciência esquecida". O selenógrafo faz o estudo científico das características físicas da Lua. Com o uso de telescópios, ele observa, mapeia e descreve com precisão as diversas formações existentes na superfície lunar. Para auxiliar nas pesquisas, o selenógrafo também utiliza o recurso da selenofotografia (fotografia lunar).

A importância do estudo científico da Lua está no fato de que, o nosso satélite natural, nos ajuda a entender e conhecer mais sobre a origem e a evolução da Terra e dos demais planetas do Sistema Solar. Um dos principais valores científicos produzidos pela exploração da Lua abrange o entendimento de que apenas os impactos que geraram as crateras e o vulcanismo são processos geológicos universais.

Quando o selenógrafo observa a Lua que vemos atualmente, na realidade, ele enxerga o resultado da consequência de incontáveis eventos que aconteceram nos últimos 4,5 bilhões de anos (idade da criação da Lua). Além disso, o selenógrafo pesquisador acredita que muitos mistérios se escondem no interior da Lua e nas interessantes formações presentes em sua marcada e marcante superfície

Muito obrigado aos amigos João Marcos, João França, Dr. Charles A. Wood, Col Maybury, Nelson Travnik, Sergio Sacani, Alexandre Amorim, Paulo Leme, Helio Vital, Antônio Campos, José Roberto, Samuel Brandão, Haroldo Porto, Vinícius Câmara, Renata Sousa e a todos aqueles que nos ajudaram a chegar até aqui.

Muito obrigado, especialmente a você!

Bo

O Boletim Observe! do mês de ...
O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024.
Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024 está disponível no endereço eletrônico mencionado a seguir: http://www.geocities.ws/costeira1/neoa/observe.pdf Leia a edição ... Leia mais

Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024 está ... Leia mais
05/01/2024
Tv

Eclipse Solar 14/10/2023 - Marcelo ...
Eclipse Solar 14/10/2023 - Marcelo Tavares / BH
Seguem as fotos tiradas do Eclipse Solar de 14/10/2023. Infelizmente não foi possível fotografar o final do evento devido o surgimento de nuvens espessas. Foi utilizado um telescópio Celestron Astromaster LT 80 AZ e filtro ... Leia mais

Seguem as fotos tiradas do Eclipse Solar de 14/10/2023. Infelizmente não foi ... Leia mais
15/10/2023
Jm

Eclipse Solar 14/10:2023 - João ...
Eclipse Solar 14/10:2023 - João Marcos / BH
Imagens obtidas em expedição na cidade de Juazeiro do Norte / CE.

Imagens obtidas em expedição na cidade de Juazeiro do Norte / CE.
15/10/2023