Usa Flag / English Version Bandeira do Brasil / Versão em Português
CURRENT MOON
Lua atual

EDUCAÇÃO - ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU - por Nelson Travnik.

Travnik_1
14/10/2015

E D U C A Ç Ã O

ASSIM   NA  TERRA  COMO  NO  CÉU

por [email protected] *

Em Piracicaba/SP, o Observatório Astronômico introduz atividades que estão motivando estudantes a conhecer melhor o planeta em que vivem e as coisas do céu e espaço.

O sucesso do programa “Educação com Descontração” se faz sentir no agendamento das visitas escolares: elas duplicaram esse ano.

O atendimento de forma dinâmica e descontraída, realizado pelo Observatório vinculado à Secretaria Municipal de Educação, é gratuito e estimula crianças e jovens a se interessar pelo estudo de ciências e em particular pela astronomia e astronáutica. A partir dos anos 90, a “chupeta eletrônica” que domina a atual geração, tornou necessária a elaboração de novos projetos educacionais para ir de encontro ao despertar cedo para a pesquisa e investigação. Os modernos meios de comunicação fazem que os jovens muitas vezes estão envoltos em conhecimentos e questões que vão muito além da sala de aula. O mundo passa por mudanças cada vez mais aceleradas e isto faz com que o professor, outrora dono do saber, sinta-se muitas vezes constrangido face as frequentes perguntas que lhe são formuladas. Para amenizar este desconforto e preencher o currículo cada vez mais ‘recheado’ por noções de astronomia e astronáutica, o Observatório realiza anualmente o curso “Metodologia no Ensino da Astronomia e Astronáutica” dirigido aos professores da cidade e região. É uma poderosa ferramenta para capacitar os docentes nessas áreas.  Por outro lado, observa-se nas atividades extraclasse, que a visita a um órgão vinculado a ciência e cultura, tornou observatórios e planetários como um dos alvos preferidos pelas escolas. Isso está comprovado pelos trabalhos apresentados nas Feiras de Ciências.

 

PENSAR , AGIR , CRIAR  E  INOVAR

Em primeiro lugar nosso planeta, a seguir o Sol e os astros do universo. Tudo é feito com instrumental pedagógico moderno para plena compreensão dos alunos. A questão da elaboração do calendário, do mecanismo das estações do ano, do movimento anual do Sol na esfera celeste, a orientação com a influência da declinação magnética, tudo é explicado através de uma visita aos cinco modelos de relógios do Sol existentes. Dois deles chamam a atenção: um único no País que dispara um canhão quando o Sol atinge o meridiano local e outro que é uma réplica em tamanho grande de um relógio do Sol portátil usado na Idade Média e que se encontra em exposição no Observatório. Também é motivo de inusitado interesse o contato com três exemplares de meteoritos encontrados na Líbia, Patagônia e no Brasil. O mais famoso deles é um pedaço do Bendegó, o maior do País com 5.400 kg encontrado na Bahia e que se encontra em exposição no Museu Nacional do Rio de Janeiro.

Aguardando o disparo do canhão solar

 

OBSERVANDO  O  ASTRO-REI

Pela sua importância crítica para a humanidade como fonte de luz, calor e vida, outra atividade que desperta inusitado interesse é a observação do Sol realizada de três formas distintas: pelo método direto visual ao telescópio com filtro especial, por projeção e com um instrumento que permite a observação com um filtro centrado na raia do Hidrogênio Alpha, possibilitando observar  protuberâncias fruto de gigantescas explosões,  que podem estar ocorrendo. Tudo ao vivo e com experiências envolvendo a decomposição da luz através de um prisma. Essa atividade está sendo enfatizada devido a celebração do “Ano Internacional da Luz”, promulgado pela ONU-UNESCO.

Sol sem mistérios: observando as protuberâncias solares

 

RUMO  AO  ESPAÇO

Relembrando  Konstantin Tsiolkovsky (1857-1935), “a Terra é o berço do homem, mas não se pode viver eternamente no berço” o atendimento escolar se encerra com uma palestra onde, ao final, é enfatizado a exploração espacial com a trajetória dos foguetes desde sua origem na China no século XI juntamente com a pólvora, aos dias atuais. A aula a seguir vai para a ampla área externa do Observatório onde é preparado o lançamento de um foguete artesanal segundo projeto da Agência Espacial Brasileira, AEB. Em meio a grande expectativa é iniciada a contagem e feito o disparo do foguete que chega a atingir mais de 100 metros de distância.  Irrompem ruidosas manifestações e aplausos lembrando aquelas vistas nos lançamentos espaciais. Um dos objetivos visados pelo Observatório é incentivar as escolas a participarem da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, OBAA, realizada anualmente e que este ano reuniu mais de um milhão de participantes. É inegável que os grandes feitos espaciais e as descobertas da astronomia contagiam e motivam as pessoas a conhecer melhor o universo. Proliferam clubes estudantis de astronomia no Brasil e em todo mundo. Nas Feiras de Ciências o tema é sempre destaque. Neste cenário, as atividades educacionais do Observatório levaram-no a ser considerado atualmente uma referência no Estado de São Paulo.

Contagem regressiva: 5, 4, 3, 2, 1 ... disparo!

 

SERVIÇO

O Observatório Astronômico de Piracicaba está localizado no km 3 da rodovia Fausto Santomauro que liga Piracicaba a Rio Claro. O agendamento das visitas escolares bem como inscrições para o curso “Metodologia no Ensino da Astronomia e Astronáutica” se faz através do telef. 19-3413-0990. Endereço para correspondência: Secretaria Municipal de Educação – Observatório Astronômico de Piracicaba, Rua Cristiano Cleopath 1902, B. dos Alemães, Piracicaba/SP, 13419-310. Informações e notícias: http://observatoriopiracicaba.blogspot.com.br

* Nelson Travnik, é astrônomo, responsável pelo Observatório Astronômico de Piracicaba e Membro Titular da Sociedade Astronômica da França.

Bo

O Boletim Observe! do mês de ...
O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024.
Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024 está disponível no endereço eletrônico mencionado a seguir: http://www.geocities.ws/costeira1/neoa/observe.pdf Leia a edição ... Leia mais

Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024 está ... Leia mais
05/01/2024
Tv

Eclipse Solar 14/10/2023 - Marcelo ...
Eclipse Solar 14/10/2023 - Marcelo Tavares / BH
Seguem as fotos tiradas do Eclipse Solar de 14/10/2023. Infelizmente não foi possível fotografar o final do evento devido o surgimento de nuvens espessas. Foi utilizado um telescópio Celestron Astromaster LT 80 AZ e filtro ... Leia mais

Seguem as fotos tiradas do Eclipse Solar de 14/10/2023. Infelizmente não foi ... Leia mais
15/10/2023
Jm

Eclipse Solar 14/10:2023 - João ...
Eclipse Solar 14/10:2023 - João Marcos / BH
Imagens obtidas em expedição na cidade de Juazeiro do Norte / CE.

Imagens obtidas em expedição na cidade de Juazeiro do Norte / CE.
15/10/2023