Usa Flag / English Version Bandeira do Brasil / Versão em Português
CURRENT MOON
Lua atual

A superfície da LUA mapeada em detalhes.

15/12/2010

A sonda espacial Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO) vem pesquisando a Lua desde junho/2009, utilizando seis diferentes instrumentos. Novos resultados provenientes de dois deles - o Lunar Orbiter Laser Altimeter (LOLA) e o Diviner Lunar Radiometer Experiment - tem ajudado aos astrônomos a desvendar os mistérios do passado da Lua, assim como a história geológica da Terra.

O equipamento LOLA mede a topografia lunar através do envio de pulsos de laser e do registro dos tempos que eles levam para retornar à sonda espacial. O equipamento consegue detectar variações verticais menores que 10 cm (4 polegadas). Com a utilização desse método, LOLA produziu o mais completo e detalhado mapa topográfico da superfície lunar de que se tem notícia. Incluem-se nesse mapa, todas as crateras de impacto com diâmetro até 20 Km, totalizando exatamente 5.185 crateras.

imagem: spacespin.org

Novo Mapa: Cientistas envolvidos no projeto Lunar Reconnaissance Orbiter, apresentaram o mais completo mapa topográfico da superfície da Lua feito até hoje! A cor vermelha na imagem acima, indica a topografia de terras altas, enquanto as áreas azuis representam os "mares" lunares.

 

O outro equipamento citado no início do texto, ou seja, o Diviner Lunar Radiometer Experiment, executa o mapeamento da temperatura e da composição química da superfície lunar. Como cada elemento tem um espectro de luz característico, o equipamento Diviner analisa os espectros das formações da superfície, assim como diferencia os componentes químicos presentes nos materiais lunares.

Usando o equipamento Diviner, os pesquisadores encontraram cinco regiões que continham silica (um composto químico que contém silicone e oxigênio) numa quantidade mais do que o esperada. A ocorrência desse material em determinadas regiões, indica que nelas existiu um passado de vulcanismo e atividades magnéticas, levando os cientistas a pensarem que jorravam magma quente pelas crostas lunares dessas regiões.

imagem: spacespin.org

Impacto "Jovem"Mare Orientale é uma bacia lunar que se estende por aproximadamente 930 Km pela superfície lunar. Foi criado à cerca de 3.8 bilhões de anos. Novos dados fornecidos pelo Lunar Reconnaissance Orbiter indicam que o impacto criador do Mare Orientale, deve ter ocorrido num lapso entre dois outros impactos extras.

Fonte da notícia: Astronomy Magazine - jan/2011.

Bo

O Boletim Observe! do mês de ...
O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024.
Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024 está disponível no endereço eletrônico mencionado a seguir: http://www.geocities.ws/costeira1/neoa/observe.pdf Leia a edição ... Leia mais

Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024 está ... Leia mais
05/01/2024
Tv

Eclipse Solar 14/10/2023 - Marcelo ...
Eclipse Solar 14/10/2023 - Marcelo Tavares / BH
Seguem as fotos tiradas do Eclipse Solar de 14/10/2023. Infelizmente não foi possível fotografar o final do evento devido o surgimento de nuvens espessas. Foi utilizado um telescópio Celestron Astromaster LT 80 AZ e filtro ... Leia mais

Seguem as fotos tiradas do Eclipse Solar de 14/10/2023. Infelizmente não foi ... Leia mais
15/10/2023
Jm

Eclipse Solar 14/10:2023 - João ...
Eclipse Solar 14/10:2023 - João Marcos / BH
Imagens obtidas em expedição na cidade de Juazeiro do Norte / CE.

Imagens obtidas em expedição na cidade de Juazeiro do Norte / CE.
15/10/2023