
Informações sobre a Foto
SATURNO: "2009 - 2020" - Fotos de frame único.
Sobre SATURNO:
Provavelmente o mais belo e identificável de todos os planetas. É o único planeta reconhecido de imediato por qualquer pessoa. Galileu Galilei foi o primeiro homem a observar os anéis de Saturno. O conjunto de anéis são compostos por bilhões de fragmentos de pedra e gelo, que refletem a luz, com aspecto reluzente e brilhante. As maiores partículas que compõem os anéis, tem o tamanho de um carro.
No interior dos anéis existe uma área escura que cria uma separação, conhecida como “divisão de Cassini”, que divide os anéis em duas metades, A e B. essa divisão tem cerca de 5.000 Km de largura e foi descoberta por volta de 1670, pelo astrônomo e diretor do Observatório de Paris, Giovanni Domenico Cassini (1625 – 1712).
Saturno é o sexto planeta em sua órbita a partir do Sol e o segundo maior do Sistema Solar. Recebeu o nome do deus romano Saturno, divindade da agricultura, civilização e prosperidade.
Saturno gira em torno do Sol numa órbita ligeiramente elíptica, que se afasta entre 9 e 10 vezes mais que a Terra. Um ano de Saturno (tempo que leva para completar sua órbita em torno do Sol) corresponde a 29,4 anos terrestres. O dia de Saturno (tempo necessário para girar em torno de seu próprio eixo) é de 10 horas e 45 minutos terrestres.
Seu corpo é um esferoide achatado com um diâmetro equatorial de 120.536 Km e uma distância entre polos de 108.730Km. Saturno possui cerca de 95 vezes a massa da Terra e caberiam 760 Terras em seu volume. Sua densidade é a mais baixa de todos os planetas do Sistema Solar, correspondendo a 70% da densidade da água, ou seja, Saturno poderia flutuar se fosse colocado na água.
Como planeta gasoso, Saturno não possui uma superfície sólida visível. Ele é composto por 93% de hidrogênio e menos que 7% de hélio, com vestígios de outros gases, como metano, etano, amônia e vapor de água.
Assim como em Júpiter, acredita-se que Saturno tenha um núcleo rochoso posicionado a 52.000Km da superfície. Nesse ponto, acredita-se que a temperatura chegue até 12.000o C. Em torno do núcleo encontra-se uma camada espessa de hidrogênio metálico (hidrogênio comprimido sob pressões imensas) e, finalmente, uma camada exterior de hidrogênio gasoso que apoia as camadas de nuvens que circulam sobre o planeta.
O planeta Saturno possui o maior número de luas entre os 8 planetas do Sistema Solar. São 274 luas no total, com destaque para as 7 maiores:
Titã – diâmetro: 5.150 km
Reia – diâmetro: 1.527 km
Jápeto – diâmetro: 1.470 km
Dione – diâmetro: 1.123 km
Tétis – diâmetro: 1.062 km
Encélado – diâmetro: 504 km
Mimas – diâmetro: 396 km.
Fotos de frame único.