Usa Flag / English Version Bandeira do Brasil / Versão em Português
CURRENT MOON
Lua atual
International Observe the Moon Night: Montes CAUCASUS.
(créditos: Vaz Tolentino.)

Informações sobre a Foto

International Observe the Moon Night: Montes CAUCASUS.

(créditos: Vaz Tolentino.)

A cordilheira dos Montes CAUCASUS.

Imagem: Lua cheia apresentando a abrangência da foto enfocando a cordilheira dos Montes CAUCASUS - VTOL.

A cordilheira dos Montes CAUCASUS:

Os Montes CAUCASUS representam uma ampla cordilheira ou cadeia de montanhas, interceptada por numerosos e profundos vales, que possui área de abrangência projetada para o sul, onde divide parcialmente as lavas do Mare IMBRIUM (oeste) das lavas do Mare SERENITATIS (leste), terminando num “gap” ou intervalo de 70 Km de comprimento, numa região onde ocorre o encontro das lavas basálticas escuras dos mares IMBRIUM e SERENITATIS. Mais ao sul, na outra ponta do referido “gap”, começa a cordilheira dos Montes APENNINUS.

Os picos das montanhas dos Montes CAUCASUS não são tão elevados como aqueles presentes nos Montes APENNINUS, com exceção de uma montanha ou paredão curvo, localizado imediatamente a oeste da cratera CALIPPUS, que atinge mais de 5,3 Km de altitude em relação à superfície das lavas do Mare IMBRIUM, do lado oeste. Essa parede curva alta é parte do aro remanescente de uma antiga cratera de impacto, conhecida como Calippus C (diâmetro: 40 Km). Porém, a cratera de maior destaque que se hospeda na cordilheira dos Montes CAUCASUS, chama-se CALIPPUS, que tem 32 Km de diâmetro e 2,7 Km de profundidade.

De acordo com estudos selenográficos do United States Geological Survey (USGS), a cordilheira dos Montes CAUCASUS provavelmente tenha sido formada por materiais escavados e ejetados no grande impacto que criou a bacia SERENITATIS (período Nectárico) e, posteriormente, também por materiais escavados e ejetados na criação da enorme bacia IMBRIUM (período Ímbrico).

Essa bela e interessante cordilheira lunar está localizada nas coordenadas selenográficas LAT: 38° 24′ 00″ N, LON: 10° 00′ 00″ E. O comprimento dessa proeminente cadeia de montanhas é de aproximadamente 500 Km, iniciando no “gap” mencionado anteriormente, na sua ponta sul, e finalizando na cratera EUDOXUS (diâmetro= 67 Km, profundidade= 4,35 Km), ao norte.

A referida cordilheira foi nominada como Montes CAUCASUS pelo astrônomo alemão Johann Heinrich von Mädler (1794 – 1874), para referenciar um grande conglomerado de montanhas existente entre o Mar Negro e o Mar Cáspio.

Foto executada com apenas 1 frame em 20‎ de ‎junho‎ de ‎2010, ‏‎19:30:22 (22:30:22 UT).

Composição de imagens: A formação de maior altitude presente nos Montes CAUCASUS, ou seja, uma parede curva, que faz parte do aro remanescente da antiga cratera Calippus C (diâmetro: 40 Km) - NASA / LRO.

ImagemO Perfil Altimétrico W - E da formação de maior altitude presente nos Montes CAUCASUS (parede curva, que faz parte do aro remanescente da antiga cratera Calippus C), indicando cerca de 5,34 Km de altitude - NASA / LRO QuickMap.

Foto executada com apenas 1 frame em 11‎ de ‎abril‎ de ‎2012, ‏‎02:33:34 (05:33:34 UT).

Foto executada com apenas 1 frame em ‎05‎ de ‎outubro‎ de ‎2019, ‏‎18:52:18 (21:52:18 UT).

Bo!

O Boletim Observe! do mês de junho ...
O Boletim Observe! do mês de junho de 2020.
Nobres colegas. O Boletim Observe! do mês de junho de 2020 está disponível no endereço eletrônico mencionado a seguir: http://www.geocities.ws/costeira1/neoa/observe.pdf Leia a edição atual do ... Leia mais

Nobres colegas. O Boletim Observe! do mês de junho de 2020 está disponível no ... Leia mais
26/05/2020
D

EXEMPLO DE GOVERNANTE PARA O MUNDO ...
EXEMPLO DE GOVERNANTE PARA O MUNDO - por Nelson Travnik.
M E M O R I A EXEMPLO DE GOVERNANTE PARA O MUNDO por Nelson Travnik A maioria só lembra dele ao ver seu nome inserido em avenidas, ruas, praças, colégios e instituições diversas. Só lembram dele apenas ... Leia mais

M E M O R I A EXEMPLO DE GOVERNANTE PARA O MUNDO por Nelson Travnik A maioria só lembra ... Leia mais
13/05/2020