Usa Flag / English Version Bandeira do Brasil / Versão em Português
CURRENT MOON
Lua atual
Cratera HYPATIA.
(créditos: Vaz Tolentino.)

Informações sobre a Foto

Cratera HYPATIA.

(créditos: Vaz Tolentino.)

Cratera HYPATIA:

A cratera HYPATIA (dimensões aproximadas do aro alongado: 41 Km x 28 Km, profundidade: 1,5 Km) caracteriza-se como uma formação assimétrica e disforme, com paredes desgastadas, apresentando um diferenciado aro alongado no sentido sudeste-noroeste. Seu incomum e irregular aro apresenta uma notória interrupção ou "gap" na borda leste. Junto à sua borda sudoeste, está localizada a jovem cratera Hypatia A (diâmetro: 16 Km). O piso interno de HYPATIA é rugoso e inundado por lava, apresentando alguns minúsculos impactos. O formato irregular e disforme de HYPATIA parece ter sido gerado por materiais derretidos (fundidos) pelos impactos que criaram as crateras da região.

HYPATIA está localizada junto à borda noroeste de Sinus ASPERITATIS, uma baía existente na borda sul de Mare TRANQUILLITATIS, nas coordenadas selenográficas LAT: 04° 18′ 00″ S, LON: 022° 36′ 00″ E. As melhores oportunidades para observar a cratera HYPATIA, encontram-se no quinto dia após à Lua nova ou no quarto dia após à Lua cheia.

Hypatia de Alexandria (370 - 415) foi uma astrônoma, matemática e filósofa egípcia, da cidade de Alexandria (primeira mulher documentada como sendo matemática). Naquele tempo, o Egito fazia parte do Império Bizantino e Hypatia era considerada a "cabeça" da escola neoplatônica em Alexandria, onde ensinou filosofia e astronomia. Neoplatonismo é um termo moderno usado para designar uma tradição de filosofia que surgiu no século 3 dC e persistiu até pouco depois do encerramento da Academia Platônica em Atenas, em 529 AD, por ordem do imperador romano Justiniano I (Justiniano o Grande, 482 - 565).

O pai de Hypatia, Theon, era um astrônomo e matemático, dedicado à adivinhação, a astrologia e aos mistérios pagãos. Hypatia era uma das figuras politicamente mais poderosas de Alexandria. Ela foi uma das poucas mulheres que participaram de assembléias cívicas. Hypatia era conhecida por sua virtude e beleza, tanto quanto por suas idéias.

De acordo com fontes contemporâneas, Hypatia foi assassinada por muçulmanos cristãos ou fanáticos cristãos, conhecidos como Parabalani, depois de ter sido acusada de ter agravado um conflito entre duas figuras proeminentes em Alexandria daquele tempo, o governador Orestes e o bispo Cyril.

ComposiçãoCratera HYPATIA fotografada em voo orbital pela sonda lunar robótica LRO da NASA.

Foto executada com apenas 1 frame em ‎24‎ de ‎maio‎ de ‎2015, ‏‎18:37:40 (21:37:40 UT).

Foto executada com apenas 1 frame em 22‎ de ‎fevereiro‎ de ‎2011, ‏‎02:08:28.

Foto executada com apenas 1 frame em  ‎24‎ de ‎maio‎ de ‎2015, ‏‎18:37:40 (21:37:40 UT).

Star_hopping

Grupo de Reconhecimento e Estudos ...
Grupo de Reconhecimento e Estudos do Céu - GREC 2020 - CEAMIG.
Estimados amigos(as)! Estamos identificando os interessados em participar da próxima turma do Grupo de Reconhecimento e Estudos do Céu - GREC para o ano de 2020. Os estudos são entremeados por reuniões ... Leia mais

Estimados amigos(as)! Estamos identificando os interessados em participar da próxima ... Leia mais
08/01/2020
S_o

Blog "Sky and Observers" - Janeiro ...
Blog "Sky and Observers" - Janeiro / 2020
Olá pessoal, Feliz ano novo! Neste mês (janeiro / 2020) estão publicados no Blog "Sky and Observers" os seguintes assuntos: Ocultação: A ocultação de Asellus Borealis (Gamma ... Leia mais

Olá pessoal, Feliz ano novo! Neste mês (janeiro / 2020) estão publicados ... Leia mais
01/01/2020
Marte_vtol

MARTE - Cardápio para viagens ao ...
MARTE - Cardápio para viagens ao Planeta Vermelho.
Notícia enviada pelo Astrônomo Nelson Travnik.

Notícia enviada pelo Astrônomo Nelson Travnik.
29/12/2019
Bo

O Boletim Observe! do mês de ...
O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2020
Nobres colegas. O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2020 está disponível no endereço eletrônico mencionado a seguir: http://www.geocities.ws/costeira1/neoa/observe.pdf Leia a edição atual ... Leia mais

Nobres colegas. O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2020 está disponível ... Leia mais
27/12/2019