Informações sobre a Foto
A diferenciada e "talvez" Cratera ZUPUS.
ZUPUS é uma pequena e destacada formação irregular, que apresenta 38 km de diâmetro e 1,01 km de profundidade, definida como uma cratera de impacto (existem dúvidas se essa diferenciada formação realmente é uma cratera), apresentando piso plano, liso e pavimentado por lava basáltica muito escura, como se fosse um minúsculo mar lunar.
ZUPUS está localizada nas coordenadas selenográficas LAT: 17° 12′ 0″ S e LON: 052° 18′ 0″ W, a cerca de 75 km da destacada cratera de piso liso, plano e muito escuro, conhecida como BILLY (diâmetro: 45 km, profundidade: 1,29 km).
Imagens de sondas lunares indicam a presença de minúsculos impactos no piso interno de ZUPUS.
A borda leste de ZUPUS é composta por uma maciça montanha, que apresenta aproximadamente 500 m de altitude em relação ao piso interno da cratera. As demais bordas ou paredes dessa suposta cratera são muito baixas ou praticamente inexistem, criando uma área de abrangência bastante disforme para essa formação lunar.
A cratera ZUPUS homenageia o astrônomo e matemático italiano Giovanni Battista Zupi (Zupus) (1590-1650). Em 1639, Giovanni foi a primeira pessoa a descobrir que o planeta Mercúrio tinha fases orbitais, assim como a Lua e Vênus. Suas observações demonstraram que o planeta orbitava em torno do Sol. Isso ocorreu apenas 30 anos após o primeiro projeto de telescópio de Galileu, e o de Giovanni era apenas um pouco mais potente.
Foto executada com apenas 1 frame em 18 de janeiro de 2019, 21:41:42 (00:41:42 UT).