Usa Flag / English Version Bandeira do Brasil / Versão em Português
CURRENT MOON
Lua atual
Falha tectônica não catalogada pela IAU: a "Falha de NEANDER"
(créditos: Vaz Tolentino.)

Informações sobre a Foto

Falha tectônica não catalogada pela IAU: a "Falha de NEANDER"

(créditos: Vaz Tolentino.)

cratera NEANDER é uma formação circular, caracterizada como uma cratera de impacto de morfologia complexa, apresentando piso interno desnivelado e irregular, montanha central e paredes internas estruturadas em terraços ou curvas de nível. Essa cratera está localizada nas terras altas do quadrante sudeste lunar, nas coordenadas selenográficas LAT: 31° 18′ 00″ S, LON: 39° 54′ 00″ E. De acordo com o perfil altimétrico do QuickMap, a cratera NEANDER apresenta 50 Km de diâmetro e 4,6 Km de profundidade.

ImagemPerfil NE - SW da cratera NEANDER.

 

NEANDER hospeda, no quadrante noroeste de seu piso interno, o impacto da cratera Neander A (diâmetro: 11 Km e profundidade: 2,3 Km). A cratera NEANDER provavelmente tenha sido criada no período geológico lunar Ímbrico Final (de 3,8 bilhões até 3,2 bilhões de anos atrás).

ImagemO perfil altimétrico da cratera Neander A, localizada no quadrante noroeste do piso interno da cratera NEANDER.

A leste - sudeste da cratera NEANDER, numa região que fica ao sul do anel principal da bacia NECTARIS, está localizada uma falha linear não catalogada, de natureza tectônica. Essa falha linear caracteriza-se como uma escarpa que se transforma em canal ao longo de sua extensão. A extensão total projetada da falha é de aproximadamente 61 Km. A falha começa seu caminhamento como uma escarpa, cerca de 32 Km a leste de NEANDER, com orientação Norte - Sul, percorrendo uma distância projetada de 33 Km, quando atravessa um pequeno monte localizado aproximadamente 43 Km a sudeste da cratera NEANDER. Nesse ponto, a falha transforma-se em canal e muda seu caminhamento para a direção Sudeste, percorrendo cerca de 18 Km, para depois circundar a cratera Neander G (diâmetro: 18 Km, profundidade: 1,97 km) na direção Sudoeste, por mais 10 Km.

O "falha de NEANDER", vamos chamar assim, tem sua extremidade norte (aquele pedaço que tem 33 Km de extensão, caracterizado como escarpa) radial ao centro da bacia NECTARIS. Logo, a existência da "falha de NEADER" deve estar relacionada com a criação da Bacia NECTARIS.

ImagemComposição apresentando a imagem da "Falha de NEANDER" e os perfis altimétricos W - E do primeiro seguimento da falha (escarpa - acima) e do segundo seguimento da falha (canal - abaixo).

Foto executada com apenas 1 frame em 12‎ de ‎setembro‎ de ‎2014, ‏‎02:57:10 (05:57:10 UT).

Bo!

O Boletim Observe! do mês de junho ...
O Boletim Observe! do mês de junho de 2020.
Nobres colegas. O Boletim Observe! do mês de junho de 2020 está disponível no endereço eletrônico mencionado a seguir: http://www.geocities.ws/costeira1/neoa/observe.pdf Leia a edição atual do ... Leia mais

Nobres colegas. O Boletim Observe! do mês de junho de 2020 está disponível no ... Leia mais
26/05/2020
D

EXEMPLO DE GOVERNANTE PARA O MUNDO ...
EXEMPLO DE GOVERNANTE PARA O MUNDO - por Nelson Travnik.
M E M O R I A EXEMPLO DE GOVERNANTE PARA O MUNDO por Nelson Travnik A maioria só lembra dele ao ver seu nome inserido em avenidas, ruas, praças, colégios e instituições diversas. Só lembram dele apenas ... Leia mais

M E M O R I A EXEMPLO DE GOVERNANTE PARA O MUNDO por Nelson Travnik A maioria só lembra ... Leia mais
13/05/2020