Usa Flag / English Version Bandeira do Brasil / Versão em Português
CURRENT MOON
Lua atual
O que são Domos Vulcânicos? (região de MARIUS - 27/04/2018).
(créditos: Vaz Tolentino.)

Informações sobre a Foto

O que são Domos Vulcânicos? (região de MARIUS - 27/04/2018).

(créditos: Vaz Tolentino.)

Domos vulcânicos dos mares de lavas da região da cratera MARIUS, no OCEANUS PROCELLARUM.

O que são Domos Vulcânicos?

Normalmente, um domo vulcânico é um pequeno monte de lava arredondado (domo hemisférico) criado por ação de erupções, com cerca de 5 a 20 Km de diâmetro na base e altitude de apenas algumas centenas de metros, com encostas pouco íngremes. Alguns apresentam uma minúscula cavidade em seu topo, que marca o local por onde a lava emergiu (vulcanismo extrusivo) para formar a cúpula de lavas.

Na grande maioria das vezes os domos são encontrados nas superfícies dos mares de lavas escuras e tem seus corpos escuros (baixo albedo). Domos ou cúpulas são estruturas geralmente difíceis de observar devido às suas baixas altitudes. Logo, essas formações são detectadas e observáveis apenas quando estão próximos do terminadouro (ou terminator em inglês – divisão entre as partes escura e iluminada da Lua, ou seja, a divisão entre o dia e a noite), onde a incidência de luz em baixo ângulo enfatiza suas presenças.

Os domos foram vulcões ativos no passado lunar. Domos, cúpulas ou escudos vulcânicos são o resultado do movimento de erupção de magma até o exterior da crosta lunar, ocorrendo através de aberturas caracterizadas como respiradouros ou chaminés (vulcanismo extrusivo). Após a erupção as lavas sofrem resfriamento relativamente lento e finalmente solidificam.

Apesar dos domos serem comumente interpretados como tendo sido formados pela erupção do magma através respiradouro central, existem certos tipos de domos lunares que possuem o corpo da cúpula muitíssimo baixa, sugerindo que eles foram formados por intrusão subterrânea de volumes de magma pressurizado, conhecidos como diques, e não por erupção de lava. Nessa situação, ocorre a invasão de magma pressurizado entre as camadas de rocha, promovendo o encurvamento para cima da camada superior, criando assim, um perfil de domo ou cúpula na superfície.

ComposiçãoO detalhe da foto em close-up de um dos Domos Vulcânicos da região da cratera MARIUS, feita pela sonda lunar robótica americana LRO da NASA. Note o material piroclástico (cinzas vulcânicas - material escuro) provenientes das antigas erupções e a cavidade (respiradouro) por onde ocorria as erupções. O referido Domo Vulcânico está marcado na foto do VTOL, à direita, feita com apenas 1 frame no dia 21‎ de ‎maio‎ de ‎2013, ‏‎22:46:02.

Composição (fotos com apenas 1 frame):

Foto da esquerda: Domos Vulcânicos da região do MARE INSULARUM (11‎ de ‎março‎ de ‎2014, ‏‎20:50:48). 

Foto da direita: Domos Vulcânicos da região da cratera MARIUS, no OCEANUS PROCELLARUM. (21‎ de ‎maio‎ de ‎2013, ‏‎22:46:02).

Foto executada com apenas 1 frame em ‎27‎ de ‎abril‎ de ‎2018, ‏‎22:30:28 (01:30:28 UT).

Bramon

Impacto! BRAMON registra impacto ...
Impacto! BRAMON registra impacto lunar durante eclipse - por Marcelo Zurita.
Caríssimos(as), Gostaria de informar que durante a atividade de observação do Eclipse na Estação Cabo Branco em João Pessoa na madrugada de segunda (21), uma de nossas câmeras registrou um ... Leia mais

Caríssimos(as), Gostaria de informar que durante a atividade de observação do ... Leia mais
23/01/2019
So2

Asteroide (89) Julia em 2019 ...
Asteroide (89) Julia em 2019 (Oposição)!
Caros(as) amigos(as)! Asteroide (89) Julia em 2019! Um grande e fraterno abraço, Antônio Campos "Aquele que não comunica aos outros o que conhece perece com a murta do deserto, cujo perfume se perde para ... Leia mais

Caros(as) amigos(as)! Asteroide (89) Julia em 2019! Um grande e fraterno abraço, ... Leia mais
23/01/2019
Jbs

RELATÓRIO PRELIMINAR DO ECLIPSE ...
RELATÓRIO PRELIMINAR DO ECLIPSE LUNAR TOTAL DE 21 DE JANEIRO DE 2019 - POR ALEXANDRE AMORIM.
RELATÓRIO PRELIMINAR DO ECLIPSE LUNAR TOTAL DE 21 DE JANEIRO DE 2019 OBSERVADOR - ALEXANDRE AMORIM - ESTAÇÃO COSTEIRA 1 - FLORIANÓPOLIS / SC - BRASIL

RELATÓRIO PRELIMINAR DO ECLIPSE LUNAR TOTAL DE 21 DE JANEIRO DE 2019 OBSERVADOR - ALEXANDRE ... Leia mais
21/01/2019
Ecps

COMO SERÁ O ECLIPSE LUNAR TOTAL DE ...
COMO SERÁ O ECLIPSE LUNAR TOTAL DE 21/01/2019?
COMO SERÁ O ECLIPSE LUNAR TOTAL DE 21/01/2019? Por Helio C. Vital / RJ Na madrugada da próxima segunda-feira, ocorrerá um belo eclipse total com a Lua bem posicionada à meia altura no céu, entre o Norte e o ... Leia mais

COMO SERÁ O ECLIPSE LUNAR TOTAL DE 21/01/2019? Por Helio C. Vital / RJ Na madrugada ... Leia mais
18/01/2019