Usa Flag / English Version Bandeira do Brasil / Versão em Português
CURRENT MOON
Lua atual
O que são Domos Vulcânicos? (região de MARIUS - 27/04/2018).
(créditos: Vaz Tolentino.)

Informações sobre a Foto

O que são Domos Vulcânicos? (região de MARIUS - 27/04/2018).

(créditos: Vaz Tolentino.)

Domos vulcânicos dos mares de lavas da região da cratera MARIUS, no OCEANUS PROCELLARUM.

O que são Domos Vulcânicos?

Normalmente, um domo vulcânico é um pequeno monte de lava arredondado (domo hemisférico) criado por ação de erupções, com cerca de 5 a 20 Km de diâmetro na base e altitude de apenas algumas centenas de metros, com encostas pouco íngremes. Alguns apresentam uma minúscula cavidade em seu topo, que marca o local por onde a lava emergiu (vulcanismo extrusivo) para formar a cúpula de lavas.

Na grande maioria das vezes os domos são encontrados nas superfícies dos mares de lavas escuras e tem seus corpos escuros (baixo albedo). Domos ou cúpulas são estruturas geralmente difíceis de observar devido às suas baixas altitudes. Logo, essas formações são detectadas e observáveis apenas quando estão próximos do terminadouro (ou terminator em inglês – divisão entre as partes escura e iluminada da Lua, ou seja, a divisão entre o dia e a noite), onde a incidência de luz em baixo ângulo enfatiza suas presenças.

Os domos foram vulcões ativos no passado lunar. Domos, cúpulas ou escudos vulcânicos são o resultado do movimento de erupção de magma até o exterior da crosta lunar, ocorrendo através de aberturas caracterizadas como respiradouros ou chaminés (vulcanismo extrusivo). Após a erupção as lavas sofrem resfriamento relativamente lento e finalmente solidificam.

Apesar dos domos serem comumente interpretados como tendo sido formados pela erupção do magma através respiradouro central, existem certos tipos de domos lunares que possuem o corpo da cúpula muitíssimo baixa, sugerindo que eles foram formados por intrusão subterrânea de volumes de magma pressurizado, conhecidos como diques, e não por erupção de lava. Nessa situação, ocorre a invasão de magma pressurizado entre as camadas de rocha, promovendo o encurvamento para cima da camada superior, criando assim, um perfil de domo ou cúpula na superfície.

ComposiçãoO detalhe da foto em close-up de um dos Domos Vulcânicos da região da cratera MARIUS, feita pela sonda lunar robótica americana LRO da NASA. Note o material piroclástico (cinzas vulcânicas - material escuro) provenientes das antigas erupções e a cavidade (respiradouro) por onde ocorria as erupções. O referido Domo Vulcânico está marcado na foto do VTOL, à direita, feita com apenas 1 frame no dia 21‎ de ‎maio‎ de ‎2013, ‏‎22:46:02.

Composição (fotos com apenas 1 frame):

Foto da esquerda: Domos Vulcânicos da região do MARE INSULARUM (11‎ de ‎março‎ de ‎2014, ‏‎20:50:48). 

Foto da direita: Domos Vulcânicos da região da cratera MARIUS, no OCEANUS PROCELLARUM. (21‎ de ‎maio‎ de ‎2013, ‏‎22:46:02).

Foto executada com apenas 1 frame em ‎27‎ de ‎abril‎ de ‎2018, ‏‎22:30:28 (01:30:28 UT).

Egeria

Asteroide (13) Egeria (Oposição)!
Asteroide (13) Egeria (Oposição)!
Caros(as) amigos(as)! Asteroide (13) Egeria em 2018! Veja: O asteroide (13) Egeria em 2018 O asteroide (13) Egeria em 2018 Um grande e fraterno abraço, Antônio Campos CEAMIG - REA/Brasil e AWB ... Leia mais

Caros(as) amigos(as)! Asteroide (13) Egeria em 2018! Veja: O asteroide (13) Egeria em 2018 ... Leia mais
14/05/2018
Jv

Júpiter e Vênus têm influência ...
Júpiter e Vênus têm influência no clima da Terra!
Júpiter e Vênus têm influência no clima da Terra! - por Cássio Barbosa / G1 Veja em: ... Leia mais

Júpiter e Vênus têm influência no clima da Terra! - por Cássio ... Leia mais
11/05/2018
Lixo4

LIXO ESPACIAL - Mais de 7,5 mil ...
LIXO ESPACIAL - Mais de 7,5 mil toneladas em órbita da Terra.
LIXO ESPACIAL - Mais de 7,5 mil toneladas em órbita da Terra.

LIXO ESPACIAL - Mais de 7,5 mil toneladas em órbita da Terra.
11/05/2018
Texto_travnik3

BRASIL AVANÇA NO ENSINO DA ...
BRASIL AVANÇA NO ENSINO DA CIÊNCIA DO CÉU E DO ESPAÇO - por Nelson Travnik.
E D U C A Ç Ã O - BRASIL AVANÇA NO ENSINO DA CIÊNCIA DO CÉU E DO ESPAÇO - por Nelson Travnik* (nelson-travnik@hotmail.com) Novas propostas, congressos e seminários enchem o cotidiano no afã ... Leia mais

E D U C A Ç Ã O - BRASIL AVANÇA NO ENSINO DA CIÊNCIA DO CÉU E ... Leia mais
10/05/2018