
Informações sobre a Foto
Cratera McCLURE.
Cratera McCLURE:

Imagem: Lua cheia apresentando a abrangência da selenofoto enfocando a cratera MCCLURE - VTOL.
Cratera McCLURE
McCLURE caracteriza-se como uma formação circular de encostas íngremes, aro com bordas afiadas e relativamente conservadas ou pouco erodidas, localizada na região que fica a oeste do Mare NECTARIS, a cerca de 60 Km a oeste da cratera COLOMBO (diâmetro: 79 Km, profundidade: 2,53 Km). As coordenadas selenográficas de McCLURE são: LAT: 15° 18′ 00″ S e LON: 050° 18′ 00″ E.
McCLURE possui 23 Km de diâmetro e 1,29 Km de profundidade aproximada. A borda norte de McCLURE adentra um pouco a borda sul da cratera McClure C (diâmetro: 27 km), demonstrando assim, que McCLURE é mais jovem que McClure C.
O piso interno de McCLURE é diferenciado e irregular, pois apresenta-se relativamente plano e liso nas regiões central e sul, mas apresenta também, ondulações e desvíveis nas regiões leste, oeste e principalmente norte, onde localiza-se uma pequena montanha deslocada do centro, que atinge até 400 m de altitude em relação ao ponto mais profundo do piso interno.
O nome McCLURE homenageia Sir Robert John Le Mesurier McClure (1807 - 1873), que foi um um explorador irlandês, que atuou no Ártico. Em 1854, McClure foi o primeiro a atravessar a Passagem Noroeste (de barco e trenó), bem como o primeiro a circunavegar as Américas.

Foto: As crateras McClure C (diâmetro: 27 Km) e McCLURE (diâmetro: 23 Km) fotografadas em voo orbital pela sonda LRO da NASA.

Foto: A região da cratera McCLURE fotografada pela sonda robótica americana Lunar Orbiter 4 da NASA. Observe ao norte de McClure C, a pequena cratera de aro duplo (Crozier H) com 11 Km de diâmetro.

Imagem: O perfil altimétrico NW - SE da cratera McCLURE - LRO QuickMap.

Foto executada com apenas 1 frame em 21 de novembro de 2013, 03:42:04 (06:42:04 UT).