Informações sobre a Foto
Vallis GYLDÉN e Domo vulcânico Gyldén 1.
Vallis GYLDÉN e Domo vulcânico GYLDÉN 1:
Imagem: Vallis GYLDÉN e o Domo GYLDÉN 1 fotografados pela sonda lunar robótica LRO da NASA.
Vallis GYLDÉN:
O longo vale posicionado próximo à borda oeste da cratera GYLDÉN (diâmetro: 47 km, profundidade: 1,13 km, coordenadas selenográficas: LAT: 05.3°S, LON: 000.3°E) faz parte do conjunto de esculturas radiais à Bacia IMBRIUM. Esse vale é chamado informalmente de Vallis Gyldén. Vallis Gyldén tem comprimento em torno de 45 Km e largura máxima de 10 Km.
Esculturas radiais à bacia IMBRIUM são formações que apontam longitudinalmente na direção do centro do Mare IMBRIUM, ou seja, são formações esculpidas na superfície lunar por materiais ejetados em altíssima velocidade no momento que ocorreu o colossal impacto que criou a enorme Bacia IMBRIUM.
Os grandes projéteis ejetados com absurda velocidade deslizaram por sobre a superfície lunar, cortaram e esculpiram as formações radiais, criando padrões de sulcos e cicatrizes por sobre o relevo no entorno do Mare IMBRIUM.
Imagem: O perfil transversal do Vallis Gyldén, apresentando largura em torno dos 10 Km - LRO QuickMap.
Domo vulcânico Gyldén 1:
Gyldén 1 é um domo de terras altas. Essa formação localiza-se no piso interno da Cratera GYLDÉN. É um domo ou escudo formado por vulcanismo extrusivo, ou seja, quando ocorre o movimento ou erupção de magma até o exterior da crosta através de respiradouros ou chaminés vulcânicas, com posterior solidificação da lava na superfície lunar.
O Domo Gyldén 1 tem altitude máxima em torno de 550m. As dimensões na base na base são as seguintes: comprimento máximo: 8 Km; largura máxima: 6,5 Km.
Imagem: O perfil longitudinal do Domo Vulcânico Gyldén 1 - LRO QuickMap.
Imagem: O perfil transversal do Domo Vulcânico Gyldén 1 - LRO QuickMap.
Imagem: Vallis GYLDÉN e Domo vulcânico Gyldén 1 fotografados em voo orbital por uma das missões APOLLO.
Foto executada com apenas 1 frame em 24 de agosto de 2012, 20:18:14 (23:18:14 UT).