Usa Flag / English Version Bandeira do Brasil / Versão em Português
CURRENT MOON
Lua atual
A diferenciada montanha Fra Mauro ETA.
(créditos: Tolentino.)

Informações sobre a Foto

A diferenciada montanha Fra Mauro ETA.

(créditos: Tolentino.)

A montanha Fra Mauro ETA:

Dimensões: 30 Km X 11 Km;

Altitude: 1,1 Km

Coordenadas Selenográficas: LAT: 02,3º S, LON: 15,5º W.

Período Geológico Lunar: Ímbrico Inicial (Early Imbrian): 3,85 bilhões até cerca de 3,8 bilhões de anos atrás.

Melhor período de observação: 1 dia após o quarto-crescente ou no quarto-minguante.

Quem foi FRA MAURO? Geógrafo e cartógrafo veneziano, falecido em 1459, que desenhou um mapa do mundo em 1457.

 

Inicialmente, descreveremos a cratera FRA MAURO, de onde a montanha ETA recebeu seu nome.

FRA MAURO é uma velha cratera em ruinas, com 97 Km de diâmetro (aproximadamente o mesmo diâmetro de COPERNICUS), preenchida por material ejetado na criação da bacia IMBRIUM e totalmente inundada por lava basáltica da região norte do Mare COGNITUM, na fronteira com o Oceanus PROCELLARUM. Sob o material ejetado e sob a inundação de lava estão soterrados os terraços das paredes internas e a montanha central com seus picos.

A maior parte do aro da cratera FRA MAURO desapareceu, sobrando apenas poucas paredes, bastante desgastadas, localizadas no lado sul e sudeste, onde FRA MAURO faz fronteira com as crateras BOMPLAND e PARRY.

O piso plano de FRA MAURO é cortado no sentido Norte - Sul por canais longitudinais conhecidos como Rimae PARRY e apresenta impactos de pequenas crateras, sendo que a maior delas, Fra Mauro D, de 4,5 km de diâmetro e 1000 m de profundidade, localiza-se por sobre o limite remanescente de seu aro noroeste.

Próximo à cratera FRA MAURO, do seu lado noroeste, a 30 Km a partir do limite de seu aro inundado,  foi o local de alunissagem da missão Apollo 14, em 05 de fevereiro de 1971.

A montanha Fra Mauro ETA:

Fra Mauro ETA é uma montanha pouco estudada. Posiciona-se longitudinalmente orientada na direção Norte-Sul, ao norte da grande cratera FRA MAURO, de onde deriva seu nome.

Foto: A interessante montanha Fra Mauro ETA e a cratera FRA MAURO, de onde a montanha herdou seu nome. No detalhe ampliado, são apresentadas as dimensões planas da montanha Fra Mauro ETA e a pequena cratera Fra Mauro R, com 4 Km de diâmetro, presente em seu topo. Foto executada por VTOL em 28‎ de ‎junho‎ de ‎2012, ‏‎20:47:56.

A montanha Fra Mauro ETA tem largura máxima de 11 Km, comprimento de 30 Km e altura em torno de 1,1 Km. Essa montanha em forma de losango quando vista de cima, hospeda próximo ao seu ponto médio e mais alto, a pequena cratera Fra Mauro R (diâmetro: 4 km, profundidade: 500m, LAT: 2.2° S, LON: 15.6° W).

Evidências e marcas de materiais ejetados pelo impacto que criou a bacia do Mare IMBRIUM são muito notórias nessa região da Lua, e os padrões de sulcos e cicatrizes por sobre a superfície dessa região, radiais à Bacia IMBRIUM são óbvias, mesmo através de pequenos telescópios.

Ilustração: Os perfis altimétricos longitudinal e transversal da montanha Fra Mauro ETA apresentam cerca de 1,1 Km de altitude, 30 Km de comprimento e 11 Km de largura. A Lua cheia apresentando a área de abrangência da foto também é apresentada. Perfis e foto por VTOL.

A montanha Fra Mauro ETA é considerada por muitos cientistas como uma formação de "escultura radial da bacia do Mare IMBRIUM", pois longitudinalmente aponta diretamente para o Mare IMBRIUM. Em torno do Mare IMBRIUM existem regiões cobertas por materiais ejetados proveniente do enorme impacto que criou a grande bacia. Os grandes projéteis ejetados com muita velocidade deslizaram por sobre a superfície lunar, cortaram e esculpiram as formações radiais.

Foto principal executada com apenas 1 frame em 28‎ de ‎junho‎ de ‎2012, ‏‎20:47:56 (23:47:56 UT);

Bo

O Boletim Observe! do mês de ...
O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024.
Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024 está disponível no endereço eletrônico mencionado a seguir: http://www.geocities.ws/costeira1/neoa/observe.pdf Leia a edição ... Leia mais

Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024 está ... Leia mais
05/01/2024
Tv

Eclipse Solar 14/10/2023 - Marcelo ...
Eclipse Solar 14/10/2023 - Marcelo Tavares / BH
Seguem as fotos tiradas do Eclipse Solar de 14/10/2023. Infelizmente não foi possível fotografar o final do evento devido o surgimento de nuvens espessas. Foi utilizado um telescópio Celestron Astromaster LT 80 AZ e filtro ... Leia mais

Seguem as fotos tiradas do Eclipse Solar de 14/10/2023. Infelizmente não foi ... Leia mais
15/10/2023
Jm

Eclipse Solar 14/10:2023 - João ...
Eclipse Solar 14/10:2023 - João Marcos / BH
Imagens obtidas em expedição na cidade de Juazeiro do Norte / CE.

Imagens obtidas em expedição na cidade de Juazeiro do Norte / CE.
15/10/2023