Informações sobre a Foto
A bela cratera MORETUS.
Cratera MORETUS:
Diâmetro: 114 Km;
Profundidade: 6,3 Km;
Coordenadas Selenográficas: LAT: 70° 36′ 00″ S, LON: 05° 30′ 00″ W.
Período Geológico Lunar: Eratosteniano (Eratosthenian): de 3,2 bilhões até 1,1 bilhão de anos atrás.
Melhor período de observação: No quarto crescente ou 6 dias após a Lua cheia.
Quem foi MORETUS? Théodore Moret, também conhecido como MORETUS (1602 - 1667) foi um jesuíta e matemático belga. Ele nasceu em Antuérpia, mas passou a maior parte de sua vida trabalhando em Praga, no Reino da Boêmia.
Veja a imagem em 3D da bela cratera MORETUS no link abaixo. Utilize as funções "Autorotate" e "Vertical Exaggeration" localizados abaixo da imagem apresentada.
http://target.lroc.asu.edu/qm3d/o2w_3d_169086629_187_104_61_141_0/
MORETUS é um exemplo clássico de cratera de impacto de morfologia complexa. É uma formação circular, com paredes largas, muito elevadas e estruturadas internamente em terraços. Externamente seu aro encontra-se circundado por uma fortificação ou baluarte, criado por escombros escavados e ejetados durante o impacto que a criou.
Possui um amplo e profundo piso interno, relativamente liso, inundado por lava basáltica que escapou por fendas na crosta no fundo da cratera. Essas fendas foram causadas pelo forte impacto que criou a cratera. O piso interno hospeda algumas diminutas crateras e apresenta uma imponente montanha central, com 2800 m de altitude em relação à base do piso. MORETUS localiza-se na região das terras altas, cravejada por inúmeras crateras de impacto, perto do polo sul lunar.
Foto: Lua cheia mostrando a área de abrangência da foto de MORETUS, juntamente com o perfil altimétrico da bela cratera.
Boas observações da região próxima do polo sul lunar são muito difíceis de serem executadas, quando feitas a partir da Terra, pois algumas partes das formações estão constantemente escondidas atrás de montanhas e paredes altas de crateras. O movimento de libração em latitude lunar é fundamental para facilitar as observações dessa região.
MORETUS é originalmente uma cratera de formato circular. Porém, a partir de nosso ponto de vista da Terra, por causa de sua posição próxima à região limítrofe do limbo lunar sul, essa cratera aparenta forma elíptica. O meridiano principal da Lua (latitude 0o) passa pela extremidade leste da borda externa de MORETUS.
MORETUS é circundada pelas crateras CYSATUS (ao norte), SHORT (ao sul), CURTIUS (a nordeste) e GRUEMBERGER (a noroeste).
Foto: A destacada cratera de morfologia complexa MORETUS, localizada próxima do limbo lunar sul, na região das terras altas cravejadas por crateras de impactos de todos os tamanhos e idades. Foto executada por apenas 1 frame em 11 de abril de 2012, 03:04:06.
Foto executada com apenas 1 frame em 02 de novembro de 2014, 23:13:24.