Usa Flag / English Version Bandeira do Brasil / Versão em Português
CURRENT MOON
Lua atual
Os irmãos von HUMBOLDT e as formações que os homenageiam.
(créditos: Tolentino.)

Informações sobre a Foto

Os irmãos von HUMBOLDT e as formações que os homenageiam.

(créditos: Tolentino.)

Os irmãos von Humboldt:

É difícil ter um membro de uma família com um nome em alguma formação na superfície da Lua, imagine dois membros!

Wilhelm von Humboldt (1767 - 1835) foi um filósofo e linguista de origem alemã, que projetou o sistema educacional prussiano. Além disso, ele também foi o fundador da Universidade de Berlim. Seu irmão mais novo, Alexander von Humboldt (1769 - 1859), foi um dos maiores geógrafos, naturalistas e exploradores do século 19.

Temos aqui, duas personalidades diferentes. O irmão mais velho gostava de trabalhar dentro da sala de aula. O irmão mais novo gostava de trabalhar fora, no campo. Aquele que viveu mais ao ar livre teve vida mais longa!

Imagem composta: Os irmãos von Humboldt - o irmão mais novo geógrafo e explorador (Alexander) e o irmão mais velho filósofo e educador (Wilhelm).

Assim, o irmão que viajou muito para explorar grandes montanhas, campos e florestas distantes, recebeu como homenagem na superfície lunar, um mar de lavas escuras (Mare Humboldtianum) dentro de uma enorme bacia de impacto com anéis múltiplos (Humboldtianum Basin). O anel principal da bacia, com 650 km de diâmetro, adentra parcialmente no lado oculto e menos explorado da Lua. Logo, o irmão mais novo e grande geógrafo, com certeza gostaria de explorar por lá!

Foto: Imagem do Mare Humboldtianum de lavas escuras e sua grande bacia, localizados no limbo lunar nordeste. Observe o anel externo da bacia. Foto executada com apenas 1 frame em 08‎ de ‎outubro‎ de ‎2014, ‏‎22:41:38 (01:41:38 UT).

No entanto, o irmão que foi um grande educador, recebeu como homenagem uma bela cratera de morfologia complexa, podemos dizer também completa, cheia de características, com 189 km de diâmetro (Cratera Humboldt). Imagens feitas pela sonda espacial LRO da NASA mostram que essa cratera tem seu piso interno inundado por lava, com partes lisas e planas, mas também tem partes ásperas. O piso também apresenta depósitos escuros de material piroclástico (cinzas vulcânicas). O piso interno também abriga alguns impactos de pequenas crateras, incluindo uma cratera concêntrica perfeita. A grande Cratera Humboldt também apresenta um conjunto de canais (rilles) concêntricos e radiais, uma cadeia de montanhas centrais, paredes internas estruturadas em terraços (terraces) e borda externa contornada por baluarte (rampart). Logo, uma cratera complexa que parece um “parque temático”, que apresenta várias características e detalhamentos, seria um excelente objeto de estudo em sala de aula para o irmão educador.

Foto: A grande cratera de morfologia complexa Humboldt , localizada no limbo lunar sudeste. Foto executada com apenas 1 frame em 08‎ de ‎outubro‎ de ‎2014, ‏‎23:11:18 (02:11:18 UT).

Com todos esses diferenciais, caso a Cratera Humboldt fosse mais perto do centro do disco lunar, ela seria, sem sombra de dúvida, um dos alvos mais ricos e completos para telescópios baseados na Terra.

Tanto o mar de lavas escuras (Mare Humboldtianum), quanto a interessante cratera (Cratera Humboldt) estão posicionados perto do limbo lunar, Isto posto, é muito difícil de serem observados com grande detalhamento, porque uma boa visualização dependerá de condições favoráveis ​​do ângulo da luz solar e do movimento de libração.

Os dois irmãos continuam juntos lá na Lua, porque são observáveis ​​no mesmo período (2 dias após Lua nova ou um dia após a Lua cheia).

Composição fotográfica: Fotos executadas com apenas 1 frame em:

Crater HUMBOLDT: October 8, ‎2014, ‏‎23:11:18 LT (02:11:18 UT).
MARE HUMBOLDTIANUM: October 8‎, ‎2014, ‏‎22:41:38 LT (01:41:38 UT).
Telescope Sky-Watcher Collapsible Truss-Tube DOB 16" + Orion StarShoot Solar System Color Imager III Camera + Celestron Ultima 2X Barlow - just one frame.
Bo

O Boletim Observe! do mês de ...
O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024.
Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024 está disponível no endereço eletrônico mencionado a seguir: http://www.geocities.ws/costeira1/neoa/observe.pdf Leia a edição ... Leia mais

Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024 está ... Leia mais
05/01/2024
Tv

Eclipse Solar 14/10/2023 - Marcelo ...
Eclipse Solar 14/10/2023 - Marcelo Tavares / BH
Seguem as fotos tiradas do Eclipse Solar de 14/10/2023. Infelizmente não foi possível fotografar o final do evento devido o surgimento de nuvens espessas. Foi utilizado um telescópio Celestron Astromaster LT 80 AZ e filtro ... Leia mais

Seguem as fotos tiradas do Eclipse Solar de 14/10/2023. Infelizmente não foi ... Leia mais
15/10/2023
Jm

Eclipse Solar 14/10:2023 - João ...
Eclipse Solar 14/10:2023 - João Marcos / BH
Imagens obtidas em expedição na cidade de Juazeiro do Norte / CE.

Imagens obtidas em expedição na cidade de Juazeiro do Norte / CE.
15/10/2023