Informações sobre a Foto
Uma suposta cratera fantasma localizada no piso interno de GRIMALDI.
Uma misteriosa formação:
Uma suposta cratera fantasma (cratera fóssil), sem catalogação, posicionada num local privilegiado, nas lavas escuras do piso interno da grande cratera GRIMALDI (na realidade, o piso interno de GRIMALDI representa a área do anel interno de uma estrutura de dois anéis de uma bacia de impacto, conhecida como Bacia Grimaldi).
A metade sul da curvatura do aro da susposta cratera fantasma aparece bem definido na imagem capturada com apenas 1 frame em 06 de outubro de 2014, às 21:56:02 (00:56:02 UT). A suposta cratera fóssil só se revelou devido à incidência em ângulo oblíquo da luz solar, que iluminava justamente apenas uma pequena parte do piso interno de GRIMALDI onde se localiza a misteriosa formação. Seria realmente uma cratera fantasma sem catalogação ou cristas de lavas endurecidas (estrias rugosas) dispostas num segmento semicircular?
O perfil altimétrico W - E do QuickMap apresenta uma clássica concavidade. Porém, devido a localização da cratera estar próxima do limbo lunar oeste, sua forma, que é na realidade circular, fica visualmente alongada na direção N - S e mais encurtada na direção W - E. Esse efeito de encurtamento W - E, faz com que as medições do perfil do QuickMap nessa direção (diâmetro = 16 Km e profundidade máxima = 129 m), aparentam estar incorretos em relação às dimensões visuais da cratera, quando comparada com outras crateras que se conheçe as medições.
A imagem acima, que apresenta uma clássica concavidade, corresponde ao perfil altimétrico W - E do QuickMap, que aparenta estar incorreto nas medições de diâmetro e profundidade.
Fiz a projeção do prolongamento visual da curvatura do aro da suposta cratera fóssil para o Norte e apliquei o perfil altimétrico do QuickMap na direção N - S. O perfil apresentou uma relativa concavidade, mas as medições parecem estar mais próximas da realidade. O diâmetro calculado foi de aproximadamente 22 Km e a profundidade máxima atingiu 53 m.
A imagem acima corresponde ao perfil altimétrico N - S do QuickMap, que aparenta estar mais de acordo com a realidade.
Uma imagem em 3D da suposta cratera fantasma pode ser vista no link abaixo. Aplique as funções "Autorotate" e "Vertical Exaggeration" que estão posicionadas abaixo da imagem apresentada.
http://target.lroc.asu.edu/qm3d/o2w_3d_122145852_201_80_187_74_0/
Foto executada com apenas 1 frame em 06 de outubro de 2014, 21:56:02 (00:56:02 UT).