Informações sobre a Foto
A destacada cratera ALBATEGNIUS.
Cratera ALBATEGNIUS:
Diâmetro: 131 Km;
Profundidade: 5 Km;
Coordenadas Selenográficas: LAT: 11° 12′ 00″ S, LON: 04° 06′ 00″ E;
Melhor período para observação: Na fase Quarto-Crescente ou 6 dias após a fase Lua Cheia;
Período Geológico Lunar: Nectárico (Nectarian): 3,92 bilhões até 3,85 bilhões anos atrás;
Quem foi ALBATEGNIUS? Muhammed bem Geber al Batani (852 – 929) foi um astrônomo, astrólogo e matemático árabe.
ALBATEGNIUS é uma antiga cratera de impacto de morfologia complexa, que tem forma quase hexagonal. Suas paredes altas estão fortemente erodidas por desmoronamentos. Suas encostas íngremes são crivadas de pequenos impactos. Possui um vasto piso interno de aspecto plano e liso, pois foi inundado por lava basáltica que aflorou por fissuras no fundo da cratera, o que acabou por diminuir a profundidade da cratera. Seu pico central eleva-se por cerca de 1,7 Km em relação à superfície do piso interno.
Ilustração: A cratera ALBATEGNIUS com seu piso plano e liso, que hospeda as crateras KLEIN e Albategnius B. O perfil altimétrico SW – NE abrangendo KLEIN e ALBATEGNIUS também é apresentado.
ALBATEGNIUS hospeda no quadrante sudoeste de seu piso interno a cratera de porte médio KLEIN, com 44 Km de diâmetro. A localização de KLEIN no piso interior de ALBATEGNIUS significa que KLEIN é mais jovem que ALBATEGNIUS. A cratera ALBATEGNIUS também hospeda na área norte de seu piso, a cratera Albategnius B, com 20 Km de diâmetro.
Foto: O belo conjunto de crateras PTOLEMAEUS, AMMONIUS, ALPHONSUS, ARZACHEL, ALPETRAGIUS, ALBATEGNIUS, KLEIN, HIPPARCHUS, HORROCKS e HERSCHEL, situadas próximas do centro do disco lunar da face visível. Foto executada com apenas 1 frame em 01 de maio de 2013, 03:38:36 (06:38:36 UT).