Informações sobre a Foto
A grande cratera GRIMALDI em dois dias consecutivos.
A grande cratera Grimaldi.
Coordenadas Selenográficas: LAT: 5.2°S, LON: 68.6°W.
Diametro: 173,49 km.
Profundidade: 2,7 km.
Período Geológico Lunar: Pré-Nectárico (Pré-Nectarian): 4533 milhões (o tempo da formação inicial da Lua) até 3920 milhões de anos atrás.
A cratera Grimaldi foi "batizada" em homenagem a Francesco Maria Grimaldi (1618 – 1663), que foi um padre jesuíta, matemático e físico italiano, professor do Colégio Jesuíta de Bolonha.
O piso da grande cratera Grimaldi é sua característica mais notável. O piso tem superfície plana, relativamente suave, apresentando algumas formações de origem vulânica (domos) e com baixo albedo (capacidade de reflexão da luz). O piso escuro de Grimaldi (talvez o mais escuro de todas as grandes crateras ou bacias) destaca-se muito da superfície externa circundante que é bastante clara (alto albedo), o que facilita a localização de Grimaldi.
Grimaldi é uma enorme cratera, classificada como planície murada ou grande bacia, localizada próximo ao limbo oeste da Lua. Encontra-se a sudoeste do Oceanus Procellarum. A parede interna de Grimaldi foi muito desgastada e corroída por impactos subsequentes, que formaram um anel irregular de colinas, cristas e picos, que chegam a atingir 2 Km de altitude. O diâmetro aproximado do aro interno é cerca de 140 Km.
Na realidade, a formação originalmente conhecida como Grimaldi é o anel interno de uma estrutura de dois anéis, que agora é conhecido como Bacia Grimaldi (Grimaldi Basin).
Existem relatos da ocorrência de TLP (Transient Lunar Phenomenon), incluindo flashes de luzes ocasionais, manchas coloridas e áreas de visibilidade nebulosa.
Fotos executadas com apenas 1 frame em 13 de maio de 2014, 22:24:46 e 12 de maio de 2014, 21:42:14.