Informações sobre a Foto
MEGADOMES - Super domos vulcânicos.
Mons RÜMKER- o maior domo vulcânico da Lua.
Diâmetro médio: 65 Km;
Altitude máxima: 1,3 Km;
Coordenadas selenográficas: LAT: 40° 48′ 00″ N, LON: 58° 06′ 00″ W;
Período Geológico Lunar: Ímbrico (-3,85 bilhões a -3,2 bilhões de anos atrás).
Melhor período para observação: 5 dias após o quarto-crescente ou 4 dias após o quarto minguante.
Quem foi Rünker? Esta magnífica formação foi nomeada em homenagem ao astrônomo alemão Karl Ludwig Christian Rümker (1788 – 1862).
Mons RÜNKER é um amplo complexo vulcânico formado por uma série de pequenos domos sobrepostos, o que define um perfil irregular. Está localizado de forma isolada no extremo norte do Oceanus PROCELLARUM.
Mons RÜMKER é um grande monte de lava massivo e espetacular, com formato achatado e irregular, uma estrutura complexa, ampla e com baixo ângulo de elevação. Por ter encostas baixas, Mons RÜMKER apresenta-se como uma formação com perfil discreto.
Gardner Megadome (também conhecido como Vitruvius T1):
Grande escudo vulcânico.
Diâmetro: 70 Km;
Altitude máxima: 1,6 Km;
Coordenadas Selenográficas: LAT: 16º 44' 00’ N, LON: 33º 56' 00” E;
Período Geológico Lunar: Não determinado.
Melhor período para observação: cinco dias após a Lua nova ou quatro dias após a Lua cheia.
Quem foi GARDNER? Dr. Irvine Clifton Gardner (1889-1972) foi um físico americano que em 1921 se juntou ao National Bureau of Standards e em 1950 tornou-se chefe da Divisão de Óptica e Meteorologia. Ele foi presidente da Optical Society of America em 1958. Ficou conhecido por seu trabalho em óptica e no campo da espectroscopia.
Gardner Megadome foi, provavelmente, um imenso vulcão lunar, com 70 Km de diâmetro e 1,6 Km de altitude máxima, caracterizado como um grande escudo vulcânico, de textura áspera, formado possivelmente por um complexo coeso de domos sobrepostos e cobertos por lava, apresentando muitos impactos de minúsculas crateras em sua superfície.
Mons Hansteen:
Montanha vulcânica de formato triangular.
Dimensões na base: 25 Km X 25 Km X 25 Km.
Nome informal: "The Arrowhead" (cabeça de flecha);
Nome anterior definido pela IAU: Hansteen Alpha;
Coordenadas Selenográficas: LAT: 12° 06′ 00″ S, LON: 50° 00′ 00″ W.
Período Geológico Lunar: Ímbrico (de 3,85 bilhões até 3,2 bilhões de anos atrás).
Melhor período para observação: 4 dias após ao quarto-crescente ou 3 dias após ao quarto-minguante.
Mons Hansteen está localizado na região sudoeste da Oceanus PROCELLARUM, entre a cratera de piso fraturado HANSTEEN (diâmetro: 45 Km, profundidade: 1,4 Km) e a cratera de piso escuro inundado por lava conhecida como BILLY (diâmetro: 46 Km, profundidade: 1,3 Km).
Mons Hansteen é uma montanha maciça de base triangular, com cerca de 25 km em cada lado e aproximadamente 900 m de altitude. Sob iluminação alta Mons Hansteen apresenta-se muito brilhante (altíssimo albedo), sendo composto por material áspero e rugoso. Essa interessante montanha tem origem vulcânica e seu alto brilho provém de sua composição mineral, que contém mais sílica do que as lavas circundantes dos Oceanus PROCELLARUM. Por causa de seu formato triangular, Mons Hansteen é comumente chamado de cabeça de flecha ou ponta de flecha.
Megadome "Agatharchides 1":
Escudo vulcânico.
Diâmetro aproximado: 60 Km;
Altitude Máxima: 1,4 Km
Coordenadas Selenográficas: LAT: 16º 51’ 00” S, LON: 31º 30’ 00” W;
Período Geológico Lunar: Não determinado;
Melhor período para observação: três dias após o quarto-crescente ou dois dias após o quarto-minguante.
Quem foi AGATHARCHIDES? Agatharchides foi um historiador e geógrafo grego, que viveu no século II a.C.
“Agatharchides 1” é um grande domo vulcânico (megadomo) bastante brilhante (alta taxa de albedo), de formato irregular e disperso. Seu corpo é sulcado e apresenta minúsculas crateras em sua superfície.
O brilho de seu corpo provém de sua composição mineral, que contém mais sílica do que as lavas dos mares circundantes. Logo, “Agatharchides 1” é uma formação que aparenta ser uma mancha clara de material mais antigo, feito de rochas vulcânicas raras e não comumente originárias dos mares de lavas.
"Agatharchides 1" é um escudo ou domo de perfil baixo, formado por vulcanismo extrusivo. O domo "Agatharchides 1" foi apelidado pela tripulação da missão Apollo 16 de "o capacete". Também é conhecida como "chapéu de bombeiro".