Informações sobre a Foto
A jovem e proeminente cratera TYCHO.
Cratera TYCHO:
Diâmetro: 86 Km;
Profundidade: 4,7 Km;
Coordenadas Selenográficas: LAT: 43° 18′ 36″ S, LON: 11° 21′ 36″ W;
Período Geológico Lunar: Copernicano (Copernican): 1,1 bilhão de anos atrás até os dias atuais.
Melhor época para observação: 1 dia após à fase quarto-crescente ou no quarto-minguante.
Quem foi TYCHO? Tycho Brahe (1546 - 1601) foi um nobre dinamarquês famoso por suas abrangentes e precisas observações astronômicas e planetárias. Tycho era conhecido em seu tempo como astrônomo e alquimista.
TYCHO é uma cratera de impacto de grande porte excepcionalmente muito jovem, com “apenas” 100 milhões de anos. É um exemplo notável de cratera com morfologia complexa. Suas paredes internas são altas e claramente estruturadas em terraços (terraced), que descem cerca de 4,7 Km do topo do aro até à superfície de seu piso interno.
Por ser muito jovem, o aro da cratera TYCHO é bem delineado, pois não sofreu degradação caudada por impactos relevantes subsequentes.
O piso interno da cratera TYCHO, que é um pouco áspero, foi aplainado por materiais derretidos gerados no impacto que a criou. Presente em seu piso interno está uma complexa montanha central, cujo pico atinge quase 2,4 Km de altitude em relação ao fundo da cratera. A antiga região de terras altas onde TYCHO se localiza é cravejada por crateras de impacto de diversos tamanhos, com muitas delas sobrepondo outras mais velhas.
TYCHO possui o maior e mais longo sistema de raios brilhantes da face visível da Lua, o que lhe garante grande destaque e visibilidade. Porém, os raios brilhantes são quase ausentes no lado oeste, indicando que a formação da cratera TYCHO ocorreu através de um impacto oblíquo. Os raios foram causados por materiais ejetados pelo explosivo impacto que criou essa bela cratera.
Ilustração: O perfil altimétrico traçado na direção N – S de TYCHO, mostrando a proeminência de seu pico central.
Foto: Na Lua cheia os raios brilhantes de TYCHO e de outras crateras jovens ficam destacados. TYCHO possui o sistema o maior sistema de raios brilhantes da face visível da Lua. Porém, observe que os raios são quase ausentes no lado oeste, indicando que a formação da cratera TYCHO ocorreu através de um impacto oblíquo de um cometa ou asteróide.
Foto executada com apenas 1 frame em 01 de maio de 2013, 03:50:32