Informações sobre a Foto
A diferenciada Cratera POSIDONIUS.
Cratera POSIDONIUS:
Diâmetro: 101 Km;
Profundidade: 2,3 Km;
Coordenadas Selenográficas: LAT: 31° 48′ 00″ N, LON: 29° 54′ 00″ E;
Período Geológico Lunar: Ímbrico Final (3,75 bilhões até cerca de 3,2 bilhões de anos atrás).
Melhor período para observação: 5 dias após a Lua nova ou 4 dias após a Lua cheia.
Quem foi POSIDONIUS? Poseidonios de Rhodes (ou de Apameia), (135 aC - 51 aC), foi um filósofo, astrônomo, geógrafo e professor, nascido na região de Apameia / Síria.
Esta magnífica cratera circular, conhecida como POSIDONIUS, é considerada um dos mais belos alvos para telescópios existentes no quadrante nordeste. POSIDONIUS é uma bela cratera com piso fraturado, apresentando fendas, sulcos, canais e outros detalhes em sua superfície interna.
POSIDONIUS é uma cratera de metades desiguais, que está localizada na margem nordeste do Mare SERENITATIS. Com 101 Km ela é a maior cratera existente na região do Mare SERENITATIS.
A característica mais marcante no piso interno e inclinado de POSIDONIUS é a presença de uma grande crista ou porção protuberante curvilínea, acima do nível do piso, que resulta numa aresta concêntrica que corre ao longo da borda leste e vai diminuindo seu volume em direção ao norte. Considera-se que essa depressão seja restos de um segundo anel de uma antiga cratera.
Foto: Lua cheia mostrando a abrangência da foto de POSIDONIUS que será apresentada a seguir. Os perfis altimétricos N – S e W – E. O perfil N – S apresenta um resquício de pico central e o perfil W – E apresenta o “corte” da cratera Posidonius A no centro e da protuberante crista junto à parede leste.
POSIDONIUS é uma cratera de piso fraturado, pois existem várias canais presentes na sua área interior que é inclinada. A parte oeste do piso de POSIDONIUS está coberta por lavas suaves, sendo atravessada por um canal sinuoso muito interessante. Esse canal de lava começa discretamente próximo da borda norte da cratera e, com curvas incrivelmente minúsculas e apertadas, desenvolve-se através do piso liso perto da parede oeste por cerca de 50 quilômetros antes de atingir a parede interna próximo à borda sul (SHIRAO, 2011).
Foto: A diferenciada cratera de piso fraturado POSIDONIUS com 95 Km de diâmetro, localizada na orla leste do Mare SERENITATIS. Foto executada em 22 de fevereiro de 2011, 02:17:54.
No piso de POSIDONIUS existem alguns domos vulcânicos e resquícios de montanha central. A borda leste de POSIDONIUS é mais definida do que a oeste. A borda oeste por sua vez, parece ter uma abertura em sua parede, que faz a ligação entre as lavas do Mare SERENITATIS e as lavas do seu piso interno de POSIDONIUS.
Por sobre sua borda nordeste, estão localizados duas pequenas crateras: Posidonius B (diâmetro: 14 Km, LAT: 33.1° N, LON: 30.9° E) e Posidonius J (diâmetro: 22 Km, LAT: 33.8° N, LON: 30.7° E).
Seu piso interno também hospeda duas pequenas crateras Posidonius A (11 Km de diâmetro, 1,98 Km de profundidade, LAT: 31.7° N, LON: 29.5° E) e Posidonius C (3,5 Km de diâmetro, 603 m de profundidade, LAT: 31.1° N, LON: 29.6° E).
Foto: Outra visão da cratera POSIDONIUS. Nessa imagem o norte está para a direita. Foto executada em 22 de fevereiro de 2011, 02:06:42.